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Como um sistema de billing auxilia na gestão de produtos?

  • Billing e Faturamento Recorrente

A construção da experiência do usuário e a definição de características, funcionalidades e layouts estão entre as principais preocupações da gestão de produtos. No entanto, nem sempre isso é tarefa fácil e você pode estar se deparando com uma grande carga de trabalho manual.

Se você observar, muito da gestão de produtos do seu negócio é prejudicada por problemas muito simples, que podem ser resolvidos com práticas de automação e sistema de billing. Você vai ver um pouco dos benefícios ao longo dos próximos tópicos.

Simplificação da cobrança recorrente

O billing é responsável pelo faturamento, arrecadação e cobrança, ajudando as empresas a gerar e controlar as faturas de forma automática. Um dos grandes pontos fortes é a ajuda na hora de gerir a inadimplência, um problema presente em várias empresas.

Se você observar a atuação das marcas no mercado, certamente vai reparar em como o modelo de cobrança recorrente, por assinatura, vem sendo usado como forma de fidelizar a base de clientes.

Um dos desafios é justamente manter uma frequência já determinada com a qual a empresa faz a cobrança. Como o billing ajuda? Na prática, o sistema funciona como um motor de faturamento. Isso significa que há a automatização da geração de cobranças.

Redução de atrasos e perdas

Atrasos e perdas podem provocar uma verdadeira bagunça no setor financeiro da empresa. A razão é o fato de que esse tipo de gestão depende de ações ligadas à análise, controle e planejamento.

Qual é a razão pela qual você deveria prestar a atenção nesse ponto? A resposta está nos problemas do gerenciamento financeiro ruim, como falta de informações sobre saldos, valores, volume das despesas e por aí vai.

É aqui que entra o papel do billing. O sistema ajuda a rastrear os gastos dos clientes, reduzindo as perdas e ainda fornecendo acesso aos dados. Isso favorece uma atuação rápida para solucionar problemas.

Simplificação da gestão de produtos

O objetivo principal da gestão de produtos é trazer soluções cada vez melhores para o mercado. Os profissionais, nesse caso, tomam decisões importantes que definem a criação de novos elementos.

O processo passa por fases, como gerenciamento de ideias, especificações, roteiro de implementação, entrega, análises e experimentos. O billing é importante especialmente nas últimas etapas.

Lembra de quando citamos o acesso mais simples aos dados de faturamento dos clientes? Então, isso permite um maior controle sobre a utilização dos serviços e um quadro mais claro para as fases de experimentação e elaboração de propostas de melhoria.

Diminuição de erros

Administrar erros é um grande quebra-cabeça para os profissionais de gestão de produtos e coisas não previstas podem acontecer em qualquer projeto, mesmo quando há uma boa dose de planejamento.

Trabalhos mais operacionais e mecânicos costumam diminuir a quantidade de erros quando automatizados — e essa é uma das razões pelas quais o billing é tão importante.

A ideia por trás da automatização é preservar os funcionários e deixar algumas tarefas nas mãos da tecnologia. Aqui, se inicia o trabalho de modelar e mensurar a solução para os processos mais burocráticos e desgastantes.

Vantagem competitiva

O billing soluciona os problemas ligados ao modo manual de cobrança, dispensando o gasto de tempo com o agrupamento de dados e favorecendo a administração profissional dos recebimentos.

Isso pode representar uma vantagem competitiva — simbolizada por fatores que permitem a marca gerar margens superiores em relação aos concorrentes. O objetivo é justamente estar um passo à frente das outras marcas que disputam o mesmo mercado.

E quais são os benefícios disso? Na prática, ser competitivo favorece a possibilidade de atingir um faturamento saudável e ainda permite melhorar a precificação, já que o serviço chama a atenção de mais pessoas.

Redução de custos de TI

Lembra de quando citamos os problemas de um gerenciamento financeiro ruim? Então, parte do trabalho para corrigir e otimizar esse processo passa pela redução de custos. Isso porque é uma forma de aumentar a rentabilidade, competitividade, disponibilidade de capital e por aí vai.

Ainda há o aumento do dinheiro para reinvestimento. Essa prática abre um leque de possibilidades, como capacitação de pessoal, melhoria na estrutura da empresa e benefícios para os profissionais.

Sem sistemas de billing, os dados ficam espalhados em vários softwares diferentes, encarecendo os custos de manutenção dos diversos programas e dos colaboradores ligados a eles. Manter tudo em uma plataforma, por sua vez, evita o problema.

Aumento da lucratividade

O billing ajuda a aumentar a lucratividade por alguns motivos diferentes. O primeiro é a redução de gastos com TICs — hardwares e softwares, de forma geral. Assim como boa parte das formas de automatização, o billing ajuda a reduzir o trabalho manual, certo? Isso faz com que os profissionais tenham tempo para um número maior de atividades.

Isso leva ao segundo ponto, a possibilidade de aumentar a processo de prospecção de clientes e crescer a base de leads. Assim, a empresa passa a contar com mais oportunidades de negócio e mais pessoas para qualificar e tornar a venda possível. Se você observar os processos de vendas da maior parte das empresas, vai reparar que há mais candidatos a clientes do que clientes em si.

Por isso, um dos trabalhos mais importantes é o de analisar se o público tem perfil para adquirir a solução, validar a utilidade do produto, avaliar o cenário para educação, gerar rapport e contornar objeções. Contar com tempo disponível, nesse caso, ajuda muito.

A gestão de produtos influencia muito sobre o que vai ser criado e modificado na solução e o billing é justamente uma forma de otimizar seu pagamento. Aqui, estudar as estratégias e investir em um sistema confiável pode fazer a diferença.

Se você ainda não sabe por onde começar na hora de trazer o billing para sua empresa, procure contar com a parceria de uma empresa de TI especializada para ajudar a mudar a forma que a cobrança recorrente acontece na empresa.

E você? Que tal trazer automatização e praticidade em parceria realmente acredita no valor de encontrar caminhos inovadores? Então, não deixe de entrar em contato com a gente!

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