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Gestão de Assinaturas: o que é e como ter um processo eficiente

  • Billing e Faturamento Recorrente

A disponibilização de serviços por meio de pagamentos periódicos é uma modalidade bastante comum no mercado. Assim, muitas empresas acabam utilizando esse meio para tornar as suas soluções mais acessíveis ao público e tendo um ótimo impacto positivo nos seus lucros. Para isso, é necessário ter uma gestão de assinatura eficiente.

Somente assim você vai ter total controle sobre os pagamentos recorrentes, além de ser capaz de evitar prejuízos e aumentar a eficiência de todo o processo. Continue acompanhando e confira tudo o que você precisa saber sobre a gestão de assinaturas!

O que é a gestão de assinaturas?

Em um modelo de assinaturas, o cliente realiza o pagamento de acordo com o plano disponibilizado pela empresa e recebe o serviço durante a vigência do contrato. Conseguir fortalecer o vínculo entre o seu negócio e o seu público é um processo indispensável para modelos de pagamentos recorrentes.

Para fidelizar ainda mais a sua audiência, é preciso proporcionar uma experiência única. A diversificação de meios de pagamento, por exemplo, é uma excelente forma de alcançar o seu público, disponibilizando opções que façam sentido para a sua realidade.

Além disso, a gestão de assinatura é essencial para a empresa. Em um modelo de controle de pagamentos recorrentes, é possível identificar uma série de fatores que, manualmente, além de trabalhoso, demandaria bastante tempo. Nesse tipo de modelo é possível eduzir a ocorrência de ausência de pagamentos e, também, otimizar a produtividade da sua equipe financeira.

Quais os principais benefícios da gestão de assinatura para o seu negócio?

Contar com um ótimo modelo de recorrência traz diversos benefícios para a sua gestão de assinatura. Confira as principais vantagens.

Cobrança automática

Essa função é primordial para você ter a melhor gestão de assinaturas possível em seu negócio. Contar com um modelo de cobrança recorrente permite gerenciar todos os métodos de pagamentos escolhidos por cada cliente, tudo de forma automática.

Essa solução se torna bastante valiosa, tanto para a empresa quanto para os seus consumidores. Caso haja a ocorrência de atrasos nas mensalidades, por exemplo, esse modelo gera uma notificação para lembrar o cliente sobre o débito pendente.

Não apenas isso, o sistema também é capaz de alertar os usuários com antecedência, evitando atrasos, além de informar no dia do vencimento.

Ter uma função de cobrança automatizada é essencial para otimizar toda a estrutura do seu modelo de assinaturas. Ela é importante, já que um dos seus principais benefícios é a ausência de uma intervenção humana. Assim, além de agilizar as tarefas, é possível se certificar que as ações serão realizadas no momento exato.

Além disso, essa função traz outros benefícios consideráveis que são excelentes para tornar a sua gestão mais prática, como o envio de mensagens em determinados cenários e o bloqueio, negativação e cancelamento conforme surgirem os parâmetros dessas ações no sistema.

Menos burocracia

Quanto menos processos burocráticos em uma empresa, mais fluído é o andamento das suas tarefas. O mesmo vale para a recorrência de pagamentos. Ao consumir um produto ou serviço, tudo que o usuário não quer encontrar são obstáculos.

Em um modelo de recorrência, é possível simplificar todo o processo, tornando a vida de todos os envolvidos mais prática. Isso torna as transações menos burocráticas, tanto para os clientes quanto para a empresa.

Isso traz ganhos notáveis para a empresa, como a otimização de tempo, por exemplo. Outro ponto de destaque é que a gestão de assinaturas pode ser realizada com menos esforços, possibilitando melhorar a relação entre cliente e marca.

Maior controle sobre dados e finanças

Ter à sua disposição um sistema de gestão é essencial para otimizar todos os seus processos, trazendo maior agilidade e custos reduzidos para o seu negócio. Além disso, esse tipo de software traz outros benefícios essenciais para a empresa.

A possibilidade de acompanhar de perto o recebimento é essencial para saber se os seus clientes estão em dia. Com isso, é possível traçar estratégias para reduzir a inadimplência dos usuários e melhorar a lucratividade do seu negócio.

O uso de um sistema de gestão dá o acesso a relatórios completos sobre todas as transações que ocorrem na empresa. Além disso, você terá maior controle financeiro durante todas as suas operações.

Como ter uma gestão de assinatura eficiente?

Conseguir alcançar uma gestão de assinatura de qualidade não é uma tarefa fácil. Para tanto, separamos as principais dicas para você ter sucesso nesse processo!

Saiba quais são as melhores práticas de gestão

Nenhuma gestão é feita de qualquer maneira. Isso também vale para a cobrança recorrente em uma empresa. É preciso considerar uma série de fatores na hora de planejar como as assinaturas vão ser gerenciadas para alcançar resultados mais expressivos.

Entre as principais práticas para uma ótima gestão de assinatura, podemos listar as seguintes:

  • contar com uma régua de cobranças eficiente;
  • disponibilizar um departamento de cobrança
  • ter uma base de clientes bem segmentada;
  • investir em soluções de automatização de pagamentos.

Conheça os principais erros e saiba como evitá-los

Qualquer tipo de negócio está suscetível a erros. O importante é aprender com eles de forma que você seja capaz de evitá-los no futuro. As principais ocorrências que você deve ficar de olho são os problemas nas tarefas básicas da empresa, como as novas contratações, alertas de cobranças, cancelamentos, entre outros.

Acompanhe as métricas

As métricas são fundamentais para qualquer tipo de negócio. A possibilidade de acompanhar de perto os erros e acertos é essencial para alinhar a sua estratégia e alcançar melhores resultados. O mesmo ocorre em uma gestão de assinatura. Um negócio recorrente necessita de total atenção, já que qualquer deslize pode trazer sérios prejuízos para a empresa.

As principais métricas que você deve acompanhar para ter uma ótima gestão de assinatura são:

  • MRR — Receita Recorrente Mensal;
  • LTV — média de receita que cada cliente gasta;
  • payback — período que um cliente demora para começar a dar lucro;
  • churn — taxa de cancelamento;
  • growth — taxa de crescimento do negócio;
  • LTV — valor que o tempo de permanência do cliente tem para o negócio;
  • ARR — Receita Recorrente Anual.

Como escolher o melhor sistema de gestão de assinatura?

Escolher um modelo de gestão de assinatura adequado às suas necessidades é crucial para encaixar no contexto da sua empresa. Dessa forma, procure pesquisar se essa solução é capaz de automatizar os procedimentos e padronizar os processos. Isso é essencial para otimizar tempo e esforço da sua equipe, possibilitando direcionar o foco para outras tarefas cruciais.

Outro ponto que você deve analisar é a estrutura tecnológica do modelo de recorrência. Assim você vai ter a certeza de que o software de gestão é capaz de atender todas as suas necessidades. Além de estudar a ferramenta que vai compor a estrutura do seu negócio, é preciso também observar a empresa que disponibiliza esse serviço.

A reputação é um pilar essencial para a qualidade de todo o modelo de assinaturas. Contar com uma empresa de confiança é indispensável para evitar dores de cabeça. Você também deve analisar os preços e serviços oferecidos para ver se existe um custo-benefício nessa parceria. Por último, mas não menos importante, procure uma plataforma de recorrência que traga praticidades ao invés de complicações. O ideal é que ela torne a sua vida mais fácil, não o contrário.

Pronto! Agora você já sabe como ter uma gestão de assinaturas eficiente em sua empresa. Ressaltamos a importância de sempre procurar fechar parcerias com empresas de confiança na hora de contratar uma plataforma de recorrência. Esse processo é importante, já que assim você vai ter a garantia de uma assistência qualificada e uma ferramenta de qualidade em sua empresa.

Gosto de aprender sobre gestão de assinaturas? Então, aproveite para conhecer os principais requisitos de uma plataforma de recorrência!

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