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Gamification: o que é e seus principais benefícios para empresas

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Engajamento por meio de jogos, o gamification tem o objetivo de transformar rotinas de trabalho, estudo ou até mesmo atividades cotidianas para criar competição às tarefas e desafios no contexto que está sendo aplicada. Tudo porque jogos atraem e motivam pessoas há milênios! Mas foi só nos últimos 40 anos que os jogos começaram a ser utilizados para auxiliar em diferentes áreas. 

Benefícios do gamification para as empresas

Muitas empresas estão utilizando este conceito como uma ferramenta fundamental no ambiente empresarial para obter benefícios.

Podemos considerar que um game irá gerar um desafio para selecionar a pessoa que esteja mais preparada para realizar uma atividade dentro da empresa, por exemplo. Isso mostra que ela terá um engajamento maior no seu trabalho e também na sua produtividade.

Um dos maiores proprietários de franquias da rede de restaurantes dos EUA, a AppleBee’s, estava sofrendo com altas taxas de rotatividade de funcionários.

Para enfrentar esse desafio, lançou um sistema de gamificação personalizado que usa competição, reconhecimento e prêmios para motivar sua equipe. Com isso, conseguiu a aumentar a retenção de funcionários e as vendas.

Gamification e o mercado bilionário

Segundo uma estimativa da Gartner, neste ano, a gamificação será um mercado de mais de 5 bilhões de dólares no mundo todo e, até o final deste ano, 70% das maiores empresas do mundo terão pelo menos uma aplicação que utiliza esse conceito, fazendo com que ele se torne algo fundamental ao ambiente empresarial.

Já a estimativa da empresa americana de educação digital TalentLMS é que o mercado global de ferramentas com essa tecnologia alcance US$ 40 bilhões até 2024. Se a previsão se confirmar, esta cifra terá crescido quase seis vezes em relação a 2018, quando movimentou US$ 6,8 bilhões.

De acordo com um estudo realizado por esta última empresa, as companhias estão ampliando os investimentos em ferramentas com gamificação porque considera que a tecnologia aumenta a competitividade e o anseio por terminar as atividades. 

Benefícios do gamification para estudos EAD

O investimento em gamification no contexto educacional, traz benefícios diversos ao aprendizado, principalmente do ensino à distância. Os alunos estarão mais motivados e empenhados.

A implantação de gamification no sistema EAD não é algo caro e nem complicado. Existem vários modelos hoje deste tipo de estudo que vale a pesquisa.

Aqui estão alguns dos benefícios da gamification para o aluno: 

  1. Aprendizado mais fácil
  2. Evolução mais rápida
  3. Trabalho com objetivo
  4. Maior engajamento

A gamification já está bastante difundida em escolas dos EUA e da Índia, que usam a técnica para fazer com que os pequenos desenvolvam o pensamento científico desde muito cedo e gostem de matemática.

Benefícios do gamification para o jogador

O gamification oferece diversos benefícios para quem está participando: feedback instantâneo, evolução no jogo, prêmios, reconhecimento, satisfação e automotivação.

Para conquistar cada um desses benefícios, o jogador precisa dar o máximo de si, pois se ele está nesta competição é porque tem capacidade para conquistar a vitória. 

  1. Feedback instantâneo: o jogador consegue perceber se está no caminho certo ganhando pontos. Se ele estiver no caminho errado, o jogo irá apontar isso a ele;
  2. Evolução no jogo: a cada pequena vitória, o jogador irá passar de fases e isso mostrará que está no caminho certo para chegar até a reta final. Caso contrário irá perder pontos ou voltar para o estágio anterior.
  3. Prêmio: os prêmios servem para manter a motivação e muitas vezes eles são tangíveis ao jogador. Este benefício é importante para que ele continue estimulado
  4. Reconhecimento: a cada etapa vencida, a cada desafio alcançado, um novo reconhecimento. É isso que estimula ainda mais o jogador;
  5. Satisfação: quando todo esforço for aplicado para vencer o desafio e conquistar a vitória, o jogador se sentirá totalmente satisfeito, pois chegou ao seu objetivo.
  6. Automotivação 

Dicas para o jogador

O jogador precisa dar o máximo de si, como dito anteriormente, porém ele não pode desistir durante as dificuldades.

Se ele está participando do game é porque tem capacidade para superar o desafio. É preciso ter muita concentração e dar o máximo de si. 

10 ideias de aplicar gamification

1.Performance no Trabalho: para ajudar os colaboradores a manter o foco, alcançar metas e serem mais produtivos.

2.Marketing Digital: o mundo das pesquisas de mercado e da publicidade ainda tem muito a ganhar com o incentivo de metas para serem cumpridas baseadas em análise de dados passados.

3.Vendas: missões, metas, competição, conquista de prêmios, aquisição de conhecimentos e competências são alguns pontos que podem ser utilizados para aplicar o gamification nesta área. 

4.Formação Corporativa: ferramentas como a criação de recompensa, pontuação, estabelecimento de objetivos claros, regras, competição e cooperação são ótimos recursos de gamification em treinamentos.

5.Educação: a gamificação é uma tendência forte em educação digital há muitos anos e, em 2020, seguiu em destaque, principalmente por conta do isolamento social que acelerou a transformação digital e consequentemente trouxe a adaptação ao ensino a distância. 

6.Desenvolvimento Pessoal: aplicações que ajudam a parar de procrastinar e a atingir objetivos e fazem disso um jogo empolgante. 

7.Mobilidade: seguindo o exemplo da Uber, o mercado de mobilidade e logística tende a apostar na gamification como fator de diferenciação e competitividade.

Compartilhamos aqui um  TED talk fantástico, de Jane McGonigal, que explica como os jogos e suas dinâmicas podem nos ajudar a fazer do mundo um lugar melhor baseado no fato de que características como o engajamento e satisfação são quase sempre desejáveis no universo dos negócios e muitas vezes necessárias em tarefas cotidianas enquanto que no mundo dos gamers estas mesmas características são constantes.

Exemplos de empresas que já utilizam gamification

Habitica – um aplicativo gratuito de desenvolvimento de hábitos e produtividade, que trata a vida real como um jogo, com recompensas e punições para o alcance de objetivos. Seja eles na escola, trabalho ou relacionados a condicionamento físico

NikePlus- monitore suas corridas e conquiste novas metas, seja correndo sua primeira corrida ou batendo seu próprio recorde pessoal.

Tenha as estatísticas e a motivação que você precisa para ir mais longe e mais rápido do que nunca.

Keas- Aplicativo que visa melhorar a saúde e ambiente de trabalho dos funcionários.

Fitocracy- App mobile que ajuda o usuário a ter sucesso na vida saudável transformando as atividades físicas em diversão. O app conta com acompanhamento de exercícios, pontos, conquistas, medalhas e desafios.

Foursquare- Um dos mais antigos app que utilizam dinâmicas de game. Agora em sua versão totalmente reformulada e muito mais focada na “experiência” do que no check-in, explorando ainda os bagdes e notas e atribuição de pontuação para os estabelecimentos e locais.

Para saber mais como aplicar o gamification dentro da sua empresa, fale agora mesmo com um de nossos especialistas!

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