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Escalabilidade de negócios: Entenda como seu CRM & Billing podem te ajudar

  • Billing e Faturamento Recorrente
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Escalar seu negócio não é a tarefa mais fácil de ser executada, já que depende de várias áreas estarem sintonizadas e caminhando em um mesmo fluxo. A habilidade de uma empresa conseguir aumentar seus ganhos sem que seus custos acompanhem o mesmo ritmo pode parecer complicada demais, mas se esse é o seu objetivo, existem algumas formas da sua plataforma de Billing & CRM te ajudar a chegar lá. Continue a leitura e entenda mais com os nossos insights.

Saiba em quais pontos focar na hora de escalar

Se você quer escalar seu produto, o ponto principal é poder fazer esse aumento no volume de processamento de dados com segurança, acuracidade e visibilidade, tudo isso sem perder a rapidez que é tão necessária hoje em dia. 

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Por isso separamos alguns tópicos que precisam de atenção nesse processo, veja eles quais são:

Avalie suas finanças

Todo o processo de gerenciamento de um negócio depende de muito dinheiro, não seria diferente para o processo de escalada. É importante avaliar a disponibilidade de caixa para aumentar processos e garantir que eles tragam um retorno ao investimento que seja benéfico para a empresa.

Controle de Inadimplência

Através do CRM & Billing também pode-se fazer a gestão da inadimplência. No caso do NG Billing, a empresa faz o bloqueio do serviço automaticamente quando o cliente se torna inadimplente. Quando ele quita o débito, a ferramenta faz a liberação de forma automática também. 

Além disso, o NG Billing tem uma régua de cobrança. Esta ferramenta envia e-mails, mensagens SMS e, em alguns casos, mensagens através do Whatsapp para os consumidores inadimplentes através de dados coletados. 

Previsibilidade de Faturamento

Nós sabemos que a escalabilidade de negócios é um processo custoso. Para te auxiliar na avaliação de finanças o seu Billing & CRM também pode atuar na previsibilidade de faturamento através de dashboards e relatórios que te farão entender melhor o seu cenário e ter maior segurança para fazer projeções de faturamento.

Dê foco ao seu Marketing

Outro ponto muito importante na hora de escalar o seu negócio é o marketing. É através dele que você vai chegar aos seus consumidores e, efetivamente, crescer em número de vendas e propostas. 

Sua equipe de marketing te ajudará a alcançar diversos pontos, como:

  • Nutrição e fidelização de clientes e parceiros;
  • Atração de novos leads, pessoas que estejam interessadas em seu produto ou serviço;
  • Definição, expansão e visibilidade da sua marca;
  • Desenhar a forma mais apropriada de chegar em possíveis clientes.

Por isso é de extrema importância o foco no marketing, que pode ser através de suas redes sociais, sites e blogs, email e muito mais.

Rapidez de lançamento

Uma das ações que podem ser utilizadas no seu negócio são campanhas promocionais temporárias para atração de novos clientes na base. O seu CRM & Billing precisa ter rapidez de lançamento para que a área comercial, marketing e seu faturamento não se desencontrem.

O NG Billing dá ferramentas para que você crie seus próprios produtos, campanhas e promoções, assim você ganha velocidade e autonomia. Podendo gerar sua própria estratégia quando fizer sentido para o seu negócio.

Se planeje

Planejar e priorizar o marketing andam lado a lado, veja só porque:
Para seu produto escalar e ter tração é necessário que ele supra a dor de mercado de um grupo grande de pessoas. Sabe como você vai saber se ele faz isso? Com estudos da sua equipe de marketing!

Juntamente com esses processos, estabeleça metas que possam ser cumpridas e medidas, e vamos para nossa próxima dica…

Monitore resultados

É necessário que você acompanhe seus resultados para saber se sua estratégia está sendo efetiva ou precisa mudar de direção. Para que toda a sua evolução e crescimento seja baseado em dados é muito importante que seus esforços gerem resultados mensuráveis, e que estes sejam monitorados de perto por você e sua equipe. 

Só um spoiler: Essa é uma área que o seu CRM & Billing pode te ajudar! Conte com um sistema que possua clareza de dados e os próprios relatórios automáticos servirão para mostrar seus resultados.

Um dos grandes diferenciais do NG Billing é a estabilidade. Todo seu processo da esteira de faturamento, cobrança e arrecadação apresenta um fluxo que funciona de forma robusta; o que aumenta a confiabilidade dos dados.

Outro ponto relevante é a riqueza na estrutura de dados do NG Billing. Isso permite que sejam gerados relatórios e uma gestão de dados bem rica. Desta forma o gestor consegue entender melhor qual o perfil comportamental da base.

Automatize e terceirize seus processos

A automação é uma grande aliada na escalabilidade.  Isso porque quanto mais os processos estiverem automatizados, menos a interação humana pode interferir nos resultados, consequentemente menos erros humanos acontecem. 

Para isso é interessante que você terceirize seus processos. Tá aí outra forma que o seu CRM & Billing vai te ajudar na escalada do seu negócio. Plataformas robustas e customizáveis, como o NG Billing, trazem para você a possibilidade de automatizar o máximo de processos possíveis, diminuindo sua preocupação de erros, gerando confiabilidade de dados e clareza neles também. 

Se você terceiriza seus processos você consegue ter mais tempo e foco para fazer o que realmente interessa, cuidar do seu produto, deixa o resto com a gente!

Preste atenção nas leis tributárias

Cada serviço possui legislação tributária própria, e é muito importante que você esteja atento a elas, para não deixar passar algo que vai te gerar dor de cabeça no futuro. E aqui está mais uma área em que seu CRM & Billing pode te ajudar. 

Escolha o sistema que já faz isso por você, o NG Billing é um sistema robusto e customizável criado no Brasil e que já entende as especificidades legais brasileiras, que são pra lá de complexas. Tudo isso para facilitar o seu processo de escalada!

Setor de Telecom e a ANATEL

O NG Billing atende da melhor forma o setor de telecom, que é bastante regulamentado, com suas funcionalidades em conformidade com as portarias da ANATEL, que estipulam detalhadamente como essas operações devem ocorrer.

Ele ainda conta com um sistema de cobrança bastante flexível. Assim, a régua de cobrança pode ser ajustada de acordo com a demanda de cada empresa.

Pontos de tensão na escalada de produtos e negócios

Algumas empresas acreditam que desenvolver o sistema billing internamente é a melhor opção. Porém, além de ser uma atividade muito cara para se fazer in-house, ela também pode ser o ponto inicial de problemas de escalabilidade. E isso pelos seguintes motivos:

Segurança de dados

Os dados dos seus clientes são sigilosos e, por mais que sua equipe esteja preparada para lidar com informações privadas, não automatizar os processos com segurança aumenta a probabilidade de erros humanos que vazem informações indevidas.

Gastos

Como já falamos anteriormente, o processo de desenvolvimento de um billing interno é custoso, já que funcionários terão que duplicar suas tarefas para essa atividade, ou então acarretará em novas contratações para a empresa. Os gastos também se perpetuam ao necessitar de ajustes para o acompanhamento de mudanças. 

Portanto, a melhor opção, sem dúvidas, é contratar o serviço billing externo, porém isso traz uma preocupação a muitas pessoas sobre perder o controle, falaremos então sobre isso.

Como escalar sem perder o controle?

A dica mais valiosa para esse tema é desenhar/dimensionar muito bem a arquitetura do seu negócio, bem como todo parque tecnológico (máquinas, Banco de Dados, linguagens e integrações) com uma visão de futuro definida, ou seja, se planeje e saiba onde quer chegar com a melhor arquitetura.

Por fim, escolha alguma solução que te traga segurança, abordando todos os pontos discorridos aqui. E se a sua solução atual não faz isso por você, o NG Billing faz! Saiba como a seguir.

O Billing & CRM na escalada do seu negócio

O NG Billing foi criado para a situação complexa da Telecom no Brasil. Por isso ele é uma solução completa, robusta, escalável e customizada, que suporta cenários complexos com múltiplos produtos e regras de negócio.

Além de trazer agilidade, automação, confiança, visibilidade de dados e segurança quanto a questões legais, o NG está preparado para o seu negócio dar o passo além da escalabilidade e para isso, além de todos os pontos mencionados anteriormente, estamos comprometidos com integrações e a migração mais segura possível.

Integração e Migração: Impactos desses processos na escalabilidade

Um sistema que possui disponibilidade e abertura para diversas integrações, como o NG Billing, permite que você desenhe qual o melhor formato para o seu negócio. Seu Billing, com integrações bem desenhadas e apoiadas à uma boa arquitetura, tem baixo impacto no momento de escalabilidade de uma empresa. 

O processo de migração de uma plataforma para outra pode ser um momento de muita tensão e medo. Esse processo deve ser muito bem executado para que os dados carregados no sistema destino tenham integridade de dados. O NG Billing só aceita bases limpas em seu sistema, por isso a transferência de dados é dada da forma mais sutil possível, sem prejudicar o processo que era desenvolvido.

Agora que você já sabe como uma solução CRM & Billing como o NG pode ajudar na escalabilidade do seu negócio, entre em contato com nosso time e descubra como podemos te ajudar a ir além.

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