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ERP x Billing: o que é preciso saber sobre o tema?

  • Billing e Faturamento Recorrente
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A missão de gerenciar pagamentos recorrentes como assinaturas ou mensalidades é um tanto árdua e quanto maior o volume de serviços prestados, mais relevante o papel de um sistema especializado e automatizado para descomplicar os trâmites de cobrança do negócio. Nesse contexto surge uma questão: Qual sistema é adequado para a minha empresa, ERP x Billing?

Que a tecnologia é uma peça fundamental para otimizar resultados nessa área não resta dúvidas. Contudo, o mercado disponibiliza diversas soluções e uma dúvida constante na hora de contratar uma plataforma de recorrência é: ERP x Billing, vale a pena adotar uma plataforma especializada?

Diante da importância do tema, elaboramos um post com todos os detalhes que você precisa saber para tomar uma decisão acertada sobre contratar uma plataforma especializada em billing ou seguir apenas com seu ERP. Siga a leitura e confira! 

O que é billing?

Podemos conceituar o billing como uma tecnologia que automatiza a gestão de faturamento, arrecadação e cobrança de produtos ou serviços de assinatura recorrente.

Em outras palavras, trata-se de um sistema que agrega inteligência às operações financeiras de um negócio, sobretudo para um controle eficiente da inadimplência.

Dessa forma, a ferramenta de billing se mostra ideal para organizações complexas — que operam com múltiplos produtos e modelos de faturamento, uma vez que ela integra diversos processos, tornando-os mais escaláveis e menos suscetíveis a erros. O Billing faz todo o controle contábil e fiscal de uma empresa.

Por que os ERPs não fazem billing?

A primeira diferença entre os dois sistemas é que os ERPs não conseguem prover o mesmo nível de automação de um billing. 

Enquanto um ERP auxilia nas questões voltadas para a gestão empresarial e oferece módulos de contratos com regras básicas de  preço, vigência e reajuste, o billing faz toda a gestão de um ciclo de vida do contrato de um cliente final, desde o cadastro da sua assinatura.

Outro aspecto a ser analisado é que um ERP não consegue fazer faturamento, ele não consegue lidar com a recorrência do varejo B2B, por exemplo, seja pelo volume de operações. O ERP não integra com recursos externos nem faz aprovisionamento.

Já o sistema billing, por outro lado, funciona muito bem com uma política comercial dinâmica, com produtos de múltiplas tecnologias. Ele é capaz de gerenciar várias campanhas, promoções, enfim, estratégias de grande complexidade, sem perder a consistência.

Com NG Billing,  a plataforma de billing da Objective, as empresas conseguem combinar a recorrência com a venda avulsa — vender por temporada ou um pacote específico, conceder descontos para uma determinada área ou de acordo com o perfil do cliente. 

Além disso, ele permite a automação completa da operação, integrando com soluções de BSS ou OSS, por exemplo, além do próprio ERP. Essa integração garante consistência entre o que foi contratado pelo cliente e o que está sendo instalado e cobrado. Refletindo também no faturamento de forma automática, sem necessidade de ações manuais, que podem gerar falhas. 

De forma prática, se houve a venda de 100 Mega de internet, durante o processo de instalação do equipamento, pelo aplicativo, é possível disparar comandos para esse sistema de OSS, ordenando, por exemplo, que ele habilite internet de 100 Mb para o cliente, ou um pacote TV no ponto “x”, tudo isso sem precisar da ação humana.

O profissional responsável pela operação tem amplas condições de organizar equipes para produtos específicos, com diferentes modelos de venda e faturamento.

O potencial de escalabilidade do sistema exige menos esforços humanos na rotina da organização; o ideal para quem atravessa um processo de crescimento ou já tem uma base de clientes grande.

Quais são os desafios do gerenciamento de contratos e assinaturas recorrentes?

Controlar regras específicas de cada cliente é, sem dúvidas, um dos maiores desafios da recorrência. Isso porque, os contratos podem sofrer alterações frequentes de upgrades, downgrades, cancelamentos ou renovações, e fazer um faturamento manual ou com tecnologias mais limitadas para atender tais particularidades deixa a empresa bem exposta a falhas.

Outro obstáculo ao sucesso de uma empresa com contratos recorrentes é a previsibilidade de lucros. Quem não adota um sistema automatizado dificilmente tem um domínio sobre o que foi faturado e o que de fato foi recebido.

As funcionalidades de cobrança recorrente de um sistema billing trazem a transparência que um gestor necessita para empregar melhor os seus lucros.

Ao longo de um mês, dezenas de contratos sofrem alterações, inúmeros clientes entram ou saem da base. Por isso, sem uma automação robusta fica complicado prever as receitas do próximo mês ou trimestre.

Nesse cenário, ainda é preciso lidar com o reprocessamento de faturas, conciliação de pagamentos, aprovisionamento de serviços, entre outros processos. Então, com o billing em funcionamento é possível obter uma performance de excelência, utilizando menos recursos.

Quando tratamos do NG Billing, por exemplo, existem casos de empresas que chegaram até triplicar a sua base de clientes mantendo quadro de colaboradores existente antes da implantação do sistema.

Obviamente cada empresa tem a própria realidade, e o aumento da demanda talvez implique no crescimento de outros setores, como a instalação física e demais fatores técnicos. Porém, de modo geral, o pessoal do faturamento fica livre de boa parte do trabalho mecânico e repetitivo, o que explica o ganho em produtividade.

Quais são os indicadores de desempenho e os API’s que podem ser integrados? 

Uma plataforma de Billing tem competência para cruzar dados ou criar dashboards conforme a estratégia comercial de cada empreendimento. Portanto, não existe um padrão de API’s ou indicadores que se apliquem de maneira padrão. O sistema oferece um conjunto de integrações personalizadas. 

Assim, empresas do mesmo segmento podem contratar soluções de OSS ou BSS diferentes, táticas de mercado distintas e infinitos tipos de indicadores. As plataformas de Billing atuam sobre os pilares da integração, automação e consistência. Elas são moldadas de acordo com o que a companhia precisa ou deseja avaliar. 

Escalabilidade 

A escalada de um negócio é um processo muito importante e extremamente delicado. Por isso é necessário ter muito cuidado na hora de fazer a decisão entre: ERP x Billing.

Além de pontos de dificuldade de implementação de ERPs, – que podem apresentar problemas com tecnologia obsoleta, com dificuldades de integração e na hora de ter customizações – esse sistema também dificulta a escalabilidade e torna esse processo mais caro, uma vez que é preciso escalar junto toda a infraestrutura de TI.

Já em plataformas Billings as facilidades são inúmeras:

Controle de Inadimplência

Você pode fazer a gestão de inadimplência através do Billing. Juntamente com o sistema de régua de cobrança que permite um eficiente canal de comunicação com a base de clientes inadimplentes e gera as informações necessárias para execução do trabalho de cobrança de modo padronizado e em total conformidade com as suas regras de negócio, bem como emite relatórios completos sobre o quadro de inadimplência.

Rapidez de lançamento

Uma das ações que podem ser utilizadas no seu negócio são campanhas promocionais temporárias para atração de novos clientes na base. O seu CRM & Billing pode ter rapidez de lançamento para que a área comercial, marketing e seu faturamento não se desencontrem.

O NG Billing dá ferramentas para que você crie seus próprios produtos, campanhas e promoções, assim você ganha velocidade e autonomia. Podendo gerar sua própria estratégia quando fizer sentido para o seu negócio.

Visibilidade de dados

Além de todos os benefícios já citados aqui a visibilidade de dados é outro que o Billing pode te trazer, através de uma integração ao seu próprio CRM ou ERP você consegue ter em seus dashboards e relatórios não apenas dados de cliente, mas também de faturamento.

O caso do NG Billing possui ainda, como destaque a riqueza na estrutura de dados. Isso permite que sejam gerados relatórios e uma gestão de dados bem rica. Desta forma o gestor consegue entender melhor qual o perfil comportamental da base.

Todo seu processo da esteira de faturamento, cobrança e arrecadação apresenta um fluxo que funciona de forma robusta; o que aumenta a confiabilidade dos dados.

Além de permitir uma visão de todo o relacionamento com o cliente, o billing garante a eficiência de toda a gestão financeira, com flexibilidade de customização. Agora que você entendeu de uma vez por todas os inúmeros benefícios de ter um Billing em seu negócio, conheça o NG Billing. Para entender mais sobre o que avaliar na contratação do Billing da Objective, leia nosso artigo sobre os principais pontos a serem analisados antes da contratação.

notebook aberto com a tela de um sistema billing
NG Billing: Software de Faturamento Recorrente
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