< Insights

Definition of Done (DoD): exemplos e como fazer

  • Metodologias

O desenvolvimento de um produto não é algo tão simples. O projeto envolve o antes, durante e o depois, fases que vão desde a ideia, escolha das técnicas e tecnologias que serão utilizadas, acordo entre os profissionais envolvidos, execução do produto até a entrega do produto em si.

A fim de facilitar e alinhar esse processo, o conceito de definition of done é uma peça chave no desenvolvimento ágil dos produtos. Nesse artigo, vamos falar sobre o significado desse conceito e sua funcionalidade. Além disso, iremos citar exemplos para você saber como implantar essa técnica no seu time e os benefícios que ele trará. Confira!

O que é Definition of Done?

Definition of Done, também conhecida por DoD, em português, significa definição de feito. É um artefato usado para garantir a qualidade do produto desenvolvido.

Essa definição é um acordo aplicável a todas as histórias dos usuários, com o intuito de auxiliar na definição dos pontos necessários para que uma tarefa seja classificada como concluída.

Tal acordo pode ser considerado genérico, pois não existe uma regra oficial dos pontos que ele deve abordar. Cada time é responsável por desenvolver a sua definição de pronto segundo as particularidades de cada produto, seu projeto e as necessidade dos usuários 

Apesar de todas as equipes de desenvolvimento não precisarem seguir o mesmo modelo de definição de pronto, é importante que dentro do time todos os membros tenham o mesmo entendimento do que significa “Done”.

Para garantir a transparência e eficiência no processo de trabalho, todos devem ter pleno conhecimento e entendimento único sobre o que é terminar uma atividade. Nesse sentido, o alinhamento da equipe é essencial para o funcionamento dessa definição e para que o produto seja considerado completo. 

É importante não confundir DoR com DoD, pois na tradução os dois se reduzem a Definição de Pronto. O DoR pode ser traduzido para Definição de Pronto e DoD para Definição de Feito.

DoD na prática

O DoD é feito da seguinte forma: o time e Product Owner definem os pontos, alinham com as pessoas que vão fazer, aceitam e recebem o produto e colocam em prática. Essa definição é gerada antes do desenvolvimento do produto e pode ser alterada ao longo de sua evolução. 

O time pode encontrar situações que não tinham sido colocadas como definição de pronto, esse pode ser um insight para uma alteração. Já que o time está sendo cobrado de determinada tarefa na entrega da atividade, isso precisaria estar na definition of done para lembrá-los de executar antes de considerar o produto terminado. 

Princípios fundamentais

  • Todos precisam entender o que o “Feito” significa, pois esse entendimento será usado pelo time para assegurar quando o trabalho estiver completo no incremento do produto;
  • Direciona a área de desenvolvimento no conhecimento quanto ao número de itens do backlog, que podem ser escolhidos ao longo do planejamento;
  • É possível usar o incremento, já que a equipe de desenvolvimento entrega um incremento de funcionalidade, que deve ser utilizável. Então, fica a critério do Product Owner (PO) escolher liberá-lo imediatamente ou não. 
  • Quando há diversos times trabalhando no sistema e execução do produto, todos os times devem decidir em conjunto uma definição de “Feito”.
  • Cada incremento é somado aos incrementos anteriores; são totalmente testados para ter certeza que todos os incrementos funcionam juntos.

Definition of ready X Definition of done

Definition of ready (DoR), cuja tradução é Definição de Pronto, é uma lista de requisitos necessários em uma história ou tarefa para estar pronta para ser executada pelo time.

Trata-se de um checklist inicial para saber se você tem tudo que precisa para executar o desenvolvimento de certo produto. Essa definição ocorre antes da definição de pronto. 

Exemplos de Definition of Done

Agora que você já sabe o que é Definition of Done, a pergunta que pode surgir é: mas como eu coloco isso em prática com o meu time?

Como já foi falado, não existe uma regra. O DoD pode variar de acordo com a decisão do time e especificidades do projeto. Mas é possível citar alguns exemplos genéricos que são eficientes:

  • Testes unitários validados;
  • Testes funcionais aprovados;
  • Média em ambiente;
  • Automação;
  • Critérios de aceite contemplados;
  • Códigos revisados;
  • Product Owner aceita a história.

Cabe lembrar, portanto, que o DoD é sobre tarefas e não sobre times!

Benefícios do Definition of Done

A Definição de Feito traz benefícios significativos para o ambiente de trabalho e para o processo de desenvolvimento e execução dos projetos. Conheça algumas dessas vantagens:

  • Todos os interessados sabem perfeitamente o que é considerado um produto finalizado;
  • As entregas ocorrem de forma mais previsível;
  • Funciona como um acordo entre o Product Owner (PO) e o time de desenvolvimento;
  • Ajuda a assegurar que o incremento esteja em condições de ser liberado para produção ao final ;
  • Ajuda o time no planejamento.

Observa-se, portanto, que essa técnica da metodologia ágil pode tornar o processo de desenvolvimento e execução de seu produto algo mais prático e alinhado. De forma geral, o Definition of Done colabora no aumento da transparência e previsibilidade do funcionamento dos incrementos em seu projeto.

Insights do nosso time

Obtenha insights do nosso time de especialistas sobre metodologias de desenvolvimento de software, linguagens, tecnologia e muito mais para apoiar o seu time na operação e estratégia de negócio.