CRM Billing System: Por que o Objective NG é a solução certa?
- Billing e Faturamento Recorrente
Quando falamos em faturamento recorrente, precisamos pensar em CRM Billing System. O software controla todo o relacionamento do ciclo de vida de um contrato dentro de uma plataforma e permite automação do processo de faturamento e serviço. Por isso, é uma atividade fundamental para grandes empresas, especialmente operadoras de telecomunicações.
Para operações complexas, ou seja, com diversos produtos, serviços e modelos de negócios ou que atenda a milhares de clientes, é preciso mais do que o módulo financeiro para garantia de receita recorrente. ́É necessário uma plataforma robusta para suportar grande volume de informação e que contemple:
● gestão de produtos;
● gestão de campanhas e ofertas;
● cadastro de clientes e análise de crédito;
● autoatendimento e integração com URA;
● aprovisionamento;
● faturamento e arrecadação;
● gestão de inadimplência
● réguas de cobrança;
● gestão da equipe técnica e OS;
● alocação de equipamentos;
● dashboards e Relatórios;
● integrações com OSS, ERPs, e financeiras.
O Objective NG permite uma automação abrangente de toda esta operação. Para explicar melhor seu funcionamento, conversamos com o gerente de Produto da Objective, Alexandre Botta.
Os impactos positivos da automação completa no faturamento recorrente
No modelo de cobrança recorrente, é preciso executar vários processos, desde o planejamento comercial à efetivação da venda ao controle de pagamento e prestação do serviço adequado. Quanto mais automatizado esses processos, maior é a confiabilidade do seu faturamento e receita, além de menor o custo para escalar o negócio.
Para alcançar esse nível de automação, é necessário padronizar o maior número possível de atividades e processos, ao mesmo tempo em que se mantém a flexibilidade para lançamento de novas ofertas, descontos e políticas de pagamento. O Objective NG é a solução ideal para este cenário. Vamos explicar por meio de uma operação de Telecom.
As empresas desse setor têm uma dinâmica própria. Elas têm uma concorrência mais pesada, o que exige uma operação mais lucrativa e um Go To Market rápido para novas ofertas. Por isso elas precisam de padronização para evitar uma operação gigante e que exija mais intervenções manuais do que o necessário.
Para manter a flexibilidade para que o cliente escolha o plano e suas particularidades, é preciso usar um software com escala e robustez, que garanta controlando a autonomia para o atendimento e consistência do que foi vendido e cadastrado, dos serviços ofertados ao cliente e do que foi efetivamente faturado, além da automação para redução ou suspensão do serviço em caso de inadimplência ou retomada automática após a regularização do pagamento Com o Objective NG é possível gerenciar todo o relacionamento com o cliente e obter os otimizar os ganhos com a receita recorrente. Entre os benefícios estão:
● redução do custo de aquisição de cliente (CAC), que é entre 6 e 7 vezes mais elevado do que a manutenção de um consumidor existente;
● aumento em 271% da propensão do usuário da base adquirir um produto ou serviço;
● comodidade na forma de pagamento para o cliente;
● consistência nos produtos e serviços oferecidos;
● agilidade no lançamento de campanhas e promoções;
● previsibilidade de receita, com controle de inadimplência.
Funcionalidades de destaque do CRM Billing System da Objective
Sua empresa pode utilizar o módulo de Billing integrado ao CRM já existente na empresa ou utilizar todas as funcionalidades para extrair o máximo do Objective NG. Veja alguns dos benefícios:
● cálculos 100% automatizados;
● atuação com diferentes políticas de faturamento;
● régua de faturamento configurável;
● mensagens nas faturas;
● integração com diversos meios de cobrança;
● integração com múltiplas financeiras;
● workflow para gestão de processos;
● gestão de inadimplência;
● régua de cobrança segmentada;
● negociação de dívidas;
● cálculo automático de impostos com solução feita nativamente para obrigações fiscais brasileiras;
● importação do plano de contas contábil.
Quando se eleva o nível de automação e consistência, aumenta-se a eficiência operacional das empresas. Permitindo uma operação mais enxuta, focada no core do negócio e resultados esperados. Com todos esses recursos, ter um processo de faturamento recorrente com o CRM Billing se torna mais fácil e sua empresa tem um fluxo de trabalho mais eficiente.
A implementação da plataforma na sua empresa
O processo de implementação depende da operação da sua empresa. Esse é o momento de entender se existe um diferencial. Por isso, a equipe da Objective Solutions realiza um Assessment para entender a operação. Os profissionais da Objective conversam com todas as áreas do seu negócio para entender as dificuldades e os desafios. A partir deste assessment são definidos os módulos a serem implementados assim como as equipes que o utilizarão, considerando as customizações e integrações necessárias.
Com base em metodologias ágeis, as entregas são feitas em partes, como ocorre em sprints, e passam por validação da área específica, antecipando para o cliente as funcionalidades que farão maior diferença no atingimento de seus objetivos estratégicos.
Além disso, por possuir uma base extensa de testes automatizados e foco em automação devops, a Objective consegue atender a prazos agressivos de implantação, garantindo a qualidade da solução. E acompanha o Go Live com suporte e treinamentos necessários.
Alguns números da plataforma Objective NG:
● mais de 4 bilhões de faturamento gerenciado por ano;
● mais de 5 milhões de usuários gerenciados;
● mais de 50 mil cenários de testes;
● mais de 200 mil horas de manutenção e evolução.
Agora, você entendeu por que o CRM Billing da Objective deixa sua empresa mais eficiente e produtiva. É isso que deseja? Entre em contato conosco e saiba mais sobre as soluções da Objective Solutions!