< Insights

3 vantagens da Continuous Integration para os projetos de software

  • DevOps
  • Artigo

O continuous integration (também chamado de continuous integration deployment) é uma prática muito comum e recomendada de DevOps, ele permite que os desenvolvedores consigam mesclar com frequência todas as alterações de código em qualquer repositório central, onde os builds e testes são feitos.

Essas ferramentas automatizadas são usadas para conseguir afirmar a correção de um novo código antes de uma integração. Quer saber mais sobre a importância da integração contínua? Confira abaixo! 

Qual a importância da Integração Contínua?

Para conseguir entender a importância da integração contínua, é necessário discutir algumas questões problemáticas que podem surgir por conta da ausência dela. Quando não se tem continuous integration, os desenvolvedores precisam fazer a coordenação e comunicação à mão, quando estiverem contribuindo com o código para o produto final.

Esta coordenação sempre vai além das equipes de desenvolvimento até suas operações, assim como o restante da empresa. As equipes de produto são as responsáveis por coordenar quando os recursos e correções devem ser lançados em sequência e também quais os membros da equipe serão os responsáveis.

Continuous Deployment e Continuous Delivery: O que não é Integração Contínua

É preciso saber diferenciar o que é integração contínua do que é a implementação contínua e entrega contínua. Essas fases conduzem o software desde a concepção até a entrega ao usuário final.

Implementação contínua

O continuous deployment é a última fase de um pipeline. A fase de implementação é responsável por cuidar do lançamento e oferecimento automático do artefato de um software aos usuários finais. No momento da implementação, o artefato passa pelas fases de integração e também entrega. Depois disso, é só implementar ou distribuir os artefatos a partir de uma programação.

Entrega contínua

Já o continuous delivery vem depois da integração contínua. Essa fase  é a responsável por preparar artefatos a serem entregues aos usuários finaise executa mais ferramentas de criação automatizadas para gerar esses artefatos. Essa fase de criação fica sendo mantida como “verde”, o que significa que esse artefato deve ficar pronto para ser implementado aos usuários a qualquer momento.

Como funciona a Integração Contínua?

Saber como funciona a integração contínua é essencial para conseguir implementá-la de forma eficiente. A integração contínua (ou CI) é uma das práticas de automação de integração de alterações de código de diversos contribuidores em apenas um projeto de software. 

Essa é uma das práticas recomendadas no DevOps, o que permite que seus desenvolvedores consigam mesclar com muita frequência as alterações de um código em um repositório central, onde esses builds e testes são executados.

As ferramentas automatizadas são usadas para analisar e testar um novo código antes da integração de fato. Um sistema de controle dessas versões de código fonte é essencial para que se possa fazer um processo de integração contínua. Um sistema de controle de versão também consegue ser complementado com outras verificações, como os testes de qualidade de códigos automatizados e ferramentas de análise de estilo da sintaxe e muitos outros.

Quais as 3 vantagens da Integração Contínua?

Confira algumas vantagens:

Permite a escalabilidade 

A integração contínua permite que todas as organizações consigam dimensionar o tamanho das equipes de engenharia, base de códigos e também infraestrutura. Dessa forma, cada membro de cada equipe pode ser o dono de uma nova alteração de código.

Melhora todo o ciclo de feedback 

Outro benefício importante da integração contínua é o feedback cada vez mais rápido sobre todas as decisões de negócios. As equipes de cada produto podem fazer testes de ideias e também iterar os desenhos de cada produto com muito mais rapidez, graças a plataforma de integração contínua otimizada.

Adoção e instalação 

Os desafios encontrados na integração contínua estão, em maior parte, em torno das equipes de adoção e da instalação técnica inicial. Se por acaso uma equipe não possuir uma solução de CI em uso, pode ser mais difícil escolher uma solução e começar a aplicá-la. Por esse motivo apresentado, é necessário fazer algumas considerações sobre a infraestrutura de engenharia existente ao se instalar um pipeline de CI

Principais ferramentas de integração contínua

 Veja, aqui, algumas ferramentas de integração contínua:

Jenkins 

De uma forma geral, Jenkins é uma das principais ferramentas de integração contínua, já que é feita com base em uma comunidade. É muito simples de se modificar plug-ins, além de ser muito mais fácil, sendo uma grande vantagem da ferramenta.

Azure DevOps 

A Azure DevOps é feita para corresponder ao sistema interno do Microsoft Azure e combina com pipelines e open-sources, que são personalizáveis e também automatizados, para conseguir se adequar a carga de trabalho e também corresponder de forma perfeita a cloud.

O que diferencia a Azure DevOps dos demais é a capacidade de promover mais eficiências expressivas durante todas as etapas e processos de criação e implantação desse programa. Além disso, ela ainda ajuda a reduzir de forma significativa a quantidade de erros, por seu grande investimento em automação. 

Gitlab CI 

Essa é uma das principais ferramentas de integração contínua, já que sua eficiência é consideravelmente maior que as outras. Ela oferece um maior suporte para a integração, implementação e entrega contínua.

Circle CI 

Quando integrado ao GitHub, o Circle CI se torna uma ferramenta que consegue permitir que sejam criados diversos testes automatizados, a cada tentativa de atualização na sua branch master.

Saiba como adotar a Integração Contínua nos projetos de software

Provavelmente você se interessou pelo tema após conhecer todas essas vantagens, não é? Existem diversas ferramentas que podem ajudar na gestão e instalação da integração contínua. Mas se quiser a garantia de um time qualificado que consiga te auxiliar em todos seus desafios, conheça as ofertas de DevOps e Squads da Objective!

Insights do nosso time

Obtenha insights do nosso time de especialistas sobre metodologias de desenvolvimento de software, linguagens, tecnologia e muito mais para apoiar o seu time na operação e estratégia de negócio.