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Cobrança Recorrente: saiba como ela impacta no seu negócio

  • Billing e Faturamento Recorrente

Você sabia que o modelo de cobrança recorrente está em voga e os motivos são claros. Segundo uma pesquisa da Bain & Company, o CAC (Custo de aquisição de novo cliente) é de 6 a 7 vezes mais alto do que manter um cliente existente.

E tem mais,  o usuário da base tem 271% mais propensão de adquirir seus serviços ou produtos do que um novo cliente, segundo a McKinsey.

É possível percebermos esse crescimento em cobranças recorrentes quando observamos empresas com foco em inovação, como Netflix, Spotify e LinkedIn.

A fidelização proporcionada por este modelo de “assinatura”, não só viabiliza a possibilidade de incremento de receitas com vendas de novos produtos e serviços, mas também, garante maior assertividade nas previsões financeiras e na gestão do fluxo de caixa.

Agora para te ajudar a entender tudo sobre cobrança recorrente e como funciona na prática, preparamos esse artigo para você.

O que é cobrança recorrente?

Cobrança recorrente ou por assinatura é um modelo de negócio em que a empresa faz a cobrança com frequência pré-determinada aos seus clientes por produtos ou serviços adquiridos. 

É normal que as empresas ofereçam descontos progressivos conforme a periodicidade estabelecida, garantindo a fidelização e satisfação do cliente. Esse modelo de faturamento é feito por meio do cartão de crédito ou boleto bancário. 

Um exemplo simples de faturamento recorrente é o Spotify, um serviço de streaming de música, podcast e vídeo, que tem um modelo de assinatura mensal, cobrado de forma automática. 

Quais os benefícios no modelo de cobrança recorrente?

No ponto de vista do cliente, as empresas conseguem proporcionar uma comodidade na forma de pagamento, uma vez que os dados são processados apenas uma vez e a cobrança será de forma automática e sem preocupações. 

Além disso, para conquistar essa fidelização que ocorre por meio do modelo de assinaturas, as empresas oferecem descontos ou algum benefício, o que acaba sendo vantagem para ambos os lados. 

Já na questão empresarial, a contratada ganha em inúmeros aspectos, como a segurança financeira, ou seja, a previsibilidade da receita, que engloba controle no fluxo de caixa, automatização da cobrança e fidelização do cliente. 

Como administrar todas as cobranças recorrentes?

Existe uma máxima do mercado que diz que “se você faz a mesma coisa por mais de três vezes, é um bom sinal de que você pode – e deve – fazer isso de forma automatizada”.

E conforme a demanda cresce e aumenta o faturamento, são necessários mais recursos humanos para realizar essas cobranças, ou, a empresa deve buscar a automação desse processo.

Esta alternativa não só garante o excelente ROI como também inibe falhas humanas, que geram uma péssima experiência para o usuário, além do tempo gasto de funcionários fazendo e refazendo as tarefas.

Observando que o tipo de faturamento recorrente é mais lucrativo para o negócio, as empresas vêm investindo nesse modelo e terceirizando este processo com empresas e plataformas especializadas no assunto, seja no modelo Cloud, ou no modelo On Premises.

Afinal, uma plataforma customizada e construída de forma personalizada para cada segmento de atuação permite atender aos requisitos particulares de venda, tributação e contábil, regras de negócios, Backoffice, integrações de sistemas, relatórios e até campanhas de relacionamento.

Reduza a inadimplência das cobranças recorrentes

Uma das principais preocupações com as cobranças recorrentes são os clientes inadimplentes.

Para evitar ou reverter mais rapidamente a inadimplência, é fundamental que a sua empresa invista em um sistema que permite criar regras automatizadas para mensagens de cobrança, suspensão de serviços ou outras ações necessárias.

Além disso, tenha um profissional disponível para mapear os processos de pagamento, montar um planejamento e fluxo de cada etapa e fazer o acompanhamento periódico, permitindo assim que se façam as mudanças necessárias para tornar os processos mais inteligentes, robustos e ágeis.

Esteja sempre com os dados dos clientes atualizados, pois caso ocorra algum atraso, você poderá contatá-lo de forma rápida e por diferentes meios, especialmente os digitais.

Sistema de cobrança recorrente

O que antes era adotado apenas por segmentos específico, acabamos de ver que é tendência no mercado em geral. Para garantir que a sua empresa tenha esse controle financeiro e fidelização dos clientes, é necessário a adoção de um sistema de cobrança recorrente. 

Invista em um sistema de gestão recorrente que envolve não só o faturamento, mas a arrecadação, cobrança, processos fiscais e contábeis, onde todos os acessos e transações são controlados por ações de segurança que geram notas de auditoria para efeito de rastreabilidade das operações.

Elaboramos um artigo para te ajudar a definir qual é a melhor plataforma para o momento do seu negócio. Clique aqui e saiba mais. 

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