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Mercado de carrier billing é oportunidade para provedores de serviços digitais

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A maior necessidade dos consumidores atuais pode ser resumida em uma única palavra: conveniência. Vivemos em um mundo ‘sob demanda’ e esperamos que quase tudo seja acessível com apenas alguns toques nas telas dos smartphones.

Existem hoje no Brasil mais de 242 milhões de smartphones no Brasil segundo a FGV, bem mais do que os 214 milhões apurados pelo IBGE. Os usuários brasileiros ficam pelo menos cinco horas por dia em frente à tela do celular e são quase 260 milhões de linhas ativas

Cada uma dessas pessoas pode ter uma relação de pagamento diferente e inclusiva com a sua operadora de celular. É o chamado direct carrier billing, que traz vantagens para empresas, operadoras e consumidores.

Entenda mais sobre esse assunto ao ler o post. 

O que é carrier billing?

O carrier billing é um método de pagamento online simples que permite aos usuários de dispositivos móveis pagar mercadorias digitais e físicas em apenas alguns cliques. 

Os pagamentos são realizados via internet móvel ou Wi-Fi e cobrados na conta de celular do cliente por meio de uma conexão direta com a operadora de celular. O carrier billing funciona para todos que têm uma linha ativa, seja ela pré-paga, pós-paga ou controle.

O mercado de carrier billing no mundo

Um estudo recente da Juniper Research apurou que o valor do mercado de carrier billing será de US$ 54 bilhões em 2022 e atingirá US$ 74 bilhões até 2026. O crescimento de mais de 37% reflete a relevância crescente desse tipo de meio de pagamento como uma opção para compras digitais. 

E os jogos serão responsáveis por mais de 50% dos gastos em 2026. O motivo é, principalmente, o avanço do 5G e dos novos modelos de assinaturas de jogos. 

Aproveite a oportunidade para investir

A mecânica do carrier billing pode ser descrita em quatro palavras: canais de pagamento simplificados. Assim, em vez de pagar por aplicativos, jogos ou filmes usando cartões de crédito, o custo será simplesmente adicionado à conta do celular. 

Do ponto de vista do consumidor, o principal e mais aparente benefício é a conveniência. A Deloitte estima que a penetração de telefonia móvel no mundo desenvolvido ultrapassou 90%. 

Embora menor, a penetração de smartphones não fica muito atrás, com taxas já superando os 80%. Isso torna o canal de pagamento entre consumidores e operadoras um vínculo forte e com grande potencial de tráfego.

E o que isso significa para empresas como a sua? 

O carrier billing permite que os provedores de serviços digitais capitalizem a força desse canal único de pagamento. 

Pense em serviços de streaming como Paramount, Disney+, Star+, entre outros. Para facilitar a sua entrada e popularização no Brasil, uma estratégia foi se aliar a operadoras móveis como a Vivo e a TIM, que disponibilizam o serviço para os assinantes.

Já quando o assunto são jogos online, a Claro oferece um pacote chamado “Jogos de Sempre”. Os jogos clássicos da Estrela como Banco Imobiliário, Jogo da Vida e Genius estão disponíveis em um pacote mensal.

O benefício desta conveniência não deve ser subestimado. No mundo do marketing digital, as taxas de conversão são uma métrica importante. Quantos clientes deixam de usar os seus serviços, abandonando o carrinho no seu site ou aplicativo? 

Aumentar as taxas de conversão e diminuir as taxas de abandono são, portanto, duas metas importantes para os negócios digitais. Ao remover boa parte do atrito entre o consumidor e a compra (sem necessidade de preencher informações pessoais adicionais), o carrier billing pode ajudar a sua empresa a atingir esses objetivos.

Uma chance para os desbancarizados

A oportunidade econômica é enorme e o carrier billing pode auxiliar operadoras e provedores de serviços digitais a ganhar uma fatia maior desse bolo.

Na prática, o carrier billing pode atingir um mercado cronicamente mal atendido: os não-bancarizados, realidade para 38,5% dos brasileiros

Embora seja verdade que a população desbancarizada possa ser economicamente desfavorecida, isso não significa que ela seja um grupo de consumidores a ser considerado. A maioria dos serviços digitais são para fins de entretenimento, algo que todos desejam.

Os benefícios do carrier billing são claros. Ao alavancar a força do canal de pagamento da operadora, cria conveniência e conversões mais altas. Além disso,  permite que os provedores de serviços digitais alcancem mercados emergentes em crescimento, como o do Brasil.

A combinação dessas duas vantagens o torna a opção ideal para empresas que desejam expandir e criar escala rapidamente. Quer se manter atualizado e receber mais pautas sobre o mercado? Cadastre-se em nossa newsletter.

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