< Insights

Entenda como pode funcionar a relação entre as operadoras de telecom e a Blockchain 

  • Transformação Digital
  • Artigo

Você já ouviu falar de Blockchain? E Bitcoin?

Muitas pessoas logo de cara associam a Blockchain como uma tecnologia que promove a utilização do Bitcoin, mas não é bem assim. A princípio, hospedar Bitcoin era sua principal função. Contudo, com o passar dos anos a tecnologia evoluiu e provou que seu potencial vai além de realizar transações de criptomoedas.

Além do mercado financeiro, atualmente a Blockchain tem se destacado em diversos segmentos como logística e mercado de seguros e principalmente no setor de telecomunicações.

Que tal conhecer como funciona a tecnologia Blockchain, quais suas vantagens e como ela tem impactado o setor de telecomunicações?

Como funciona a Blockchain? 

A tecnologia Blockchain ou Cadeia de Blocos baseia-se no registro de informações não-modificáveis em um banco de dados subdividido e descentralizado. Blockchain é apenas uma nomenclatura para “Tecnologias de Registros Distribuídos” (em inglês Distributed Ledger Technology, ou DLT), onde as modificações desses registros são realizadas por transações ordenadas em blocos conectados.

As informações de transações são periodicamente armazenadas em lotes, denominados blocos. Cada bloco possui um código matemático particular, trata-se de uma impressão digital (hash). Após receber o hash, os blocos são conectados e ordenados de forma cronológica, gerando uma corrente (por isso o termo chain).

Caso alguém tente modificar algum dado dos blocos passados, a mudança não é concretizada. O que pode vir a acontecer é a formação de uma nova transação, que será analisada e inserida em um novo lote ou bloco de informações.

Também é importante destacar que as informações só podem ser substituídas e autenticadas após a concordância das partes implicadas. Cada agente que deseja realizar uma transação possui um código criptografado e somente quando dois ou mais desses dados são cruzados, a corrente de informações é formada originando a transferência.

De forma resumida, a Blockchain funciona por meio de cinco etapas: 

  • Início: o momento no qual dois indivíduos resolvem dar início a troca de dados
  • Criação do bloco: a transferência é vinculada e inserida na rede de cadeia de computadores coletivos
  • Verificação: é estabelecido uma série de diretrizes para os computadores analisarem e calcularem a operação. Só ocorre após a concordância entre os implicados na transação. 
  • Criptografia: o bloco é verificado, criptografado e gravado.
  • Execução: e por fim a transação é realizada entre as partes implicadas.

Quais são as vantagens de entrar na Blockchain?

Devido a sua recente iminência, a tecnologia Blockchain é pouco conhecida e compreendida pelas pessoas. O mercado de trabalho ainda está pesquisando e realizando testes práticos, o que gera um leve desconforto para as empresas adquirirem essa nova tecnologia. Entretanto, a Blockchain não é um bicho de sete cabeças e pode impulsionar o seu negócio. Confira algumas das vantagens abaixo:

  • Confiabilidade nas operações;
  • Democratização das transações;
  • Processos otimizados;
  • Coordenação simplificada entre empresas;
  • Dados registrados cronologicamente;
  • Custos reduzidos.

Como case de sucesso, podemos citar a multinacional norte-americana Nasdaq, empresa que atua no ramo financeiro, já está desfrutando da tecnologia Blockchain. A empresa começou a realizar manutenções de registros utilizando a Blockchain em conjunto com a LINQ, uma ferramenta em nuvem de gestão e controle de ações. Devido a aplicação da tecnologia, a empresa reduziu custos com auditorias, diminuiu a burocracia de processos, a inviolabilidade dos dados aumentou e o processo de verificação se tornou mais simplificado.

Quais são as principais plataformas da Blockchain?

  • Ethereum: possui uma Blockchain bem descentralizada e oferece bastante suporte para os famosos Smart Contracts. Tem sua própria criptomoeda, conhecida como Ether, que atualmente é a principal forma para realizar transações de NFTs.
  • IBM Blockchain: mais utilizada no ramo de corporações, permite conexão à nuvem corporativa e possui uma tecnologia mais transparente comparada às outras Blockchain. 
  • Fabric Hyperledger: conhecido por funcionar melhor em Blockchain fechadas, possibilita melhor segurança e velocidade. Também traz bastante privacidade dos dados e permite que sejam transacionados em alta velocidade devido sua baixa latência.

Qual a relação entre Telecomunicação e Blockchain 

Atualmente, o mercado de telecomunicações possui uma grande concorrência entre as empresas, que progressivamente estão numa corrida incansável para se digitalizar cada vez mais, acreditando que essa seria a solução para redução de custos, facilitar processos e encontrar novos meios de lucratividade. Então por que não investir em Blockchain?

Investir nos Smart Contracts pode dar fim a muitos problemas enfrentados pelos players. Os chamados “Contratos Inteligentes” são digitais, codificados e criptografados, e determinam as diretrizes e as consequências contidas no contrato.

O Smart Contract é responsável por verificar e realçar a necessidade de um contrato, após a efetivação da transação, o contrato se cumpre espontaneamente, ou seja, de forma automática. Isso viabiliza transações entre indivíduos desconhecidos com mais confiabilidade e sem a obrigação de um terceiro para intermediar a transação. A inexistência do intermediador impacta positivamente na transação, mais precisamente no seu custo, o que torna o preço mais acessível para o cliente, e também possibilita mais autonomia na forma como os os negócios serão gerenciados conforme os desejos dos comprometidos na transação.

Players que já utilizam essa tecnologia

Desde 2018, alguns players como Telstra (Austrália), BT (UK) e Colt (UK) vêm utilizando a Blockchain para realização de pagamentos de roaming internacional entre as empresas. As transações são gerenciadas em tempo real, onde as informações são verificadas por meio do Smart Contract.

A Bubble Tone foi pioneira na construção de um marketplace de roaming internacional fundamentado em Blockchain que realiza a conexão entre clientes e players. Por meio de pacotes oferecidos via marketplace, a empresa possibilita que clientes exteriores realizem ligações e naveguem regionalmente sem precisar trocar o SIM, pagando na mesma fatura já contratada pelo cliente. Por meio do Smart Contract, o player contratado pelo cliente reconhece de forma automática a fatura já existente.

Qual o benefício de um player de telecomunicação utilizar Blockchain?

A tecnologia auxiliará os provedores de serviços de telecomunicações nas áreas de conectividade, como o 5G, a IoT (Internet das Coisas) e M2M (comunicação máquina a máquina), além de oferecer maior proteção à redes Wi-Fi de acesso público. Será possível aplicar o modelo de conexão IoT por meio de uma rede configurada no modelo de malha peer-to-peer, onde as informações serão provenientes dos blocos de informações e ainda contará com controle via sensores.

Devido a implementação do 5G e a exigência para que a infraestrutura de telecomunicações receba upgrades, os sistemas OSS e BSS também podem ser beneficiados. Já que a Blockchain tem a capacidade de extinguir obstáculos em redes, produtos, gestão de inventário e principalmente em clientes, assegurando a entrega dos serviços.

A tecnologia Blockchain ainda conta com um sistema de gestão de identificação que pode ajudar na resolução de problemas relacionados a fraudes de identidade.

Como a Blockchain está inserida na Transformação Digital?

É muito provável que a Blockchain se torne uma disrupção, assim como a internet revolucionou a forma como vivemos, a Blockchain caminha para que isso aconteça. Isso se consolida cada vez mais, principalmente agora com a recente ascensão das NFTs (Tokens não fungíveis), muitas pessoas passaram a consumir o mercado de criptomoedas, o que possibilita que em um futuro próximo, o dinheiro torne-se programável.

Quer ficar por dentro de todas as novidades do mercado tecnológico? Inscreva-se em nossa newsletter e acompanhe assuntos sobre transformação digital.

Insights do nosso time

Obtenha insights do nosso time de especialistas sobre metodologias de desenvolvimento de software, linguagens, tecnologia e muito mais para apoiar o seu time na operação e estratégia de negócio.