< Insights

Por que o aprovisionamento é fundamental para um sistema billing?

  • Billing e Faturamento Recorrente

A implementação de tecnologias e automação de tarefas são um dos principais segredos para a competitividade de qualquer negócio no cenário empresarial moderno. Mais do que otimizar desempenho e reduzir custos, o emprego das ferramentas certas também reflete no controle adequado de todo fluxo de trabalho, além de garantir a satisfação dos clientes.

Contudo, apesar da importância do tema, nem todos os gestores estão preparados para extrair o que há de melhor da transformação digital. Você sabe o que é o aprovisionamento e por que ele é essencial para o funcionamento de um sistema billing

O que é aprovisionamento?

O aprovisionamento nada mais é do que a ação de prover os recursos necessários para que uma pessoa, sistema ou usuário final tenha acesso a determinado serviço, ou dado.

No contexto de telecomunicações, por exemplo, se um cliente contratou a Netflix via pagamento de cartão de crédito, a empresa precisa liberar o seu acesso à plataforma. Então, o comando que determina se esse “contratante x” pode acessar os serviços, dentro de determinadas características, é um tipo de aprovisionamento.

Além disso, quando o técnico vai instalar a internet, é o aprovisionamento que permite que ele saiba exatamente quais são os equipamentos e quais comandos ele precisa enviar para as plataformas de OSS (Operation Support System), responsável pela inclusão desses equipamentos e a consequente liberação do produto que a pessoa contratou.

No NG Billing, por exemplo, as configurações de aprovisionamento são alinhadas ao produto, fluxo de processos e estratégias de mercado de cada negócio.

Imaginemos dois consumidores que contratam internet de 100 Mb e 200 Mb, respectivamente — o sistema consegue dizer se o mesmo equipamento pode ser utilizado nos dois casos ou não, quais os comandos de rede para cada um deles e quais as limitações de pacote realmente válidas.

Qual a importância do aprovisionamento em um sistema de billing?

O aprovisionamento é um grande diferencial para um sistema billing, uma vez que consegue integrar todas essas operações de uma empresa com serviços ou produtos de recorrência. Ele é a base da automatização de tarefas e está presente em todas as fases e interações de um contrato.

Quando o técnico está instalando internet ou TV na casa de um cliente, ele não precisa ligar para outro setor da organização para completar o procedimento — correndo risco de alguma configuração ser feita de forma errada.

Isso porque o aprovisionamento informa os recursos necessários para habilitar cada serviço — ele orquestra o ciclo de vida de cada cliente na plataforma.

A grande sacada do aprovisionamento é a consistência desde a venda até habilitação e desligamento. Isto é, você saber quais equipamentos precisa levar para fazer a instalação na casa do cliente e, então, faturar o que foi instalado.

Por outro lado, se a empresa desabilita um usuário — em um caso que ela emitiu um faturamento que não foi pago, por exemplo —, graças ao aprovisionamento é possível ter alguma ação configurada para o sistema desabilitar ou reduzir o sinal após o vencimento.

Esse é um grande diferencial, porque todo o ciclo não depende da ação humana. Por isso, ao investir no sistema billing é importante verificar se a ferramenta oferece um aprovisionamento completo e eficiente.

O NG Billing faz isso de forma automática, ele avisa o sistema da rede sem ninguém colocar a mão. Ademais, a partir do momento que essa pessoa inadimplente faz o pagamento, o sistema automaticamente reconhece e restabelece a prestação do serviço contratado.

Isso leva à eficiência operacional e evita a insatisfação do cliente, que poderia resultar em churn. Fora o impacto direto no call center, pois quanto mais automação, menos interação humana, menos ligações e reclamações. 

Por que é tão difícil ter bons técnicos de aprovisionamento?

Na realidade, os bons técnicos e especialistas dos comandos de aprovisionamento são nossos próprios clientes. Isso mesmo, apesar de todos nossos técnicos entenderem 100% do NG Billing, são os nossos clientes que entendem do próprio negócio.

Afinal, são eles que organizam suas redes, adquirem hardwares e tecnologias próprias para suas estratégias de mercado — eles indicam os comandos corretos para cada tipo de operação.

Então, a Objective entende todo o fluxo de mensagens e implementa no seu framework a estrutura de dados amarrados no produto, bem como as regras de negócio da empresa contratante.

Ter pessoas que conhecem o framework da Objective e também um pouco dos sistemas de cada cliente é muito raro. É difícil encontrar pessoas que entendam o método e o conceito de produto amarrado nas configurações de aprovisionamento, régua de cobrança, como mapear esses eventos e deixar ele alinhado ao que o comercial está fazendo na venda.

Por isso, é essencial um trabalho em conjunto, com uma comunicação transparente e alinhada entre as duas partes como complementos. A implantação de um sistema billing demandará muito esforço também da parte do cliente para que tudo esteja do melhor agrado.

Qual o diferencial da Objective no aprovisionamento?

O grande diferencial do aprovisionamento da Objective é sua completude. Não se trata apenas de habilitar, mas também ter as condições ideais para reduzir alguma velocidade, trocar um produto, contratar um serviço adicional etc.

Enfim, qualquer evento que exija um equipamento ou envio de comando ocorre de forma automática na plataforma da Objective — o sistema calcula se é preciso a troca de equipamento, a necessidade de abrir uma ordem de serviço externo, entre outras infinitas operações.

Como mencionado, o aprovisionamento acaba permeando várias etapas do modelo de negócio. Se houver qualquer alteração no contrato, o sistema vai conferir se é preciso gerar alguma ação. Dependendo do volume de operações da empresa contratante, o NG Billing tem uma capacidade de suportar de 200 a 300 mil comandos por dia.

Sendo assim, podemos concluir que o aprovisionamento é uma peça-chave para que o sistema billing entregue toda a eficiência prometida e, de fato, promova a otimização de resultados esperada. Ele está presente em todas as etapas de vigência de um contrato garantindo a agilidade e uma performance de excelência.

Gostou do post? Agora que você já sabe o que é aprovisionamento e por que ele representa um diferencial, leia nosso artigo com os principais pontos para você avaliar na contratação de um sistema billing.

notebook aberto com a tela de um sistema billing
NG Billing: Software de Faturamento Recorrente
Saiba mais >

Insights do nosso time

Obtenha insights do nosso time de especialistas sobre metodologias de desenvolvimento de software, linguagens, tecnologia e muito mais para apoiar o seu time na operação e estratégia de negócio.