< Insights

Agile & DevOps: saiba mais sobre os benefícios dessa união.

  • DevOps
  • Artigo

Conforme o crescimento da área de Tecnologia da Informação (TI), tanto no desenvolvimento de software, atendimento ao cliente, entre outros, foi possível ver também o crescimento de metodologias, desdobramento cultural e padrões de desenvolvimento. Foi identificado convergências nesse crescimento, referente a metodologias, padrões, que continham grande afinidade, por exemplo o Agile & DevOps.

As empresas que trabalham com essa união cultural, estão mais fadadas aos sucesso, se tornando preceito básico para obter melhores resultados. Muitas empresas e profissionais entendem que DevOps é uma “subclasse” do desenvolvimento Agile, já outros determinam o DevOps como se fosse o “gol de placa” do Agile.

Para esclarecer essas questões, ao longo dessa matéria você irá ganhar mais conhecimentos sobre o que é Agile Culture e DevOps, os benefícios provenientes dessa união, além de como a metodologia ágil pode ajudar no DevOps e como implantar na sua empresa. 

O que é Agile Culture?

É um modelo de gestão moderno que proporciona mais autonomia aos profissionais, realizando a redução de prazos, contribuindo para melhorias no desempenho de times e evitando atrasos.

Nessa nova forma de pensamento, é possível que todos atuem lado a lado a fim de otimizar a resolução para as demandas, permitindo a entrega de resultados esperados tanto por clientes quanto por parceiros comerciais.

No entanto, esse método ágil favorece mais liberdade ao profissional, que recebe um conjunto de objetivos, métricas e orientações para realizar o melhor planejamento para o seu trabalho e da melhor maneira possível, com mais flexibilidade interna e agregando mais valor ao negócio.

O que é DevOps?

O DevOps é responsável por descrever abordagens que contribuem para a aceleração dos processos necessários para carregar uma ideia em todo o ciclo de vida de um sistema, tudo isso em um ambiente de produção em que seja capaz de gerar valores para o usuário.

No entanto, essas ideias podem surgir a partir de um novo recurso de software ou até mesmo uma solicitação de aprimoramento, correção de bugs, entre outros.

O mais importante no DevOps é a dedicação das pessoas para contribuição dentro desse novo ambiente cultural, proporcionando o trabalho colaborativo, comunicação frequente e empatia entre as equipes de operações e desenvolvimento.

Quais os benefícios de unir Agile e DevOps?

Conheça os principais benefícios que a união dessas metodologias pode proporcionar ao seu negócio:

1. Entrega rápida e contínua e velocidade de desenvolvimento

O DevOps surgiu para facilitar as constantes mudanças e evoluções das necessidades dos projetos que o mercado demandava. Assim, a metodologia Agile entra como facilitador também, uma vez que a mesma prega justamente a entrega contínua de releases dos sistemas.

2. Confiabilidade

No momento em que os processos de infraestrutura e desenvolvimento estão sendo automatizados, está garantida a qualidade das novas versões.

As práticas de integração e entrega contínua garantem os testes automatizados, que permitem maior dedicação por parte das equipes e evitam falhas humanas. Afinal de contas, o “trabalho braçal” está sob responsabilidade das máquinas.

3. Melhorias na colaboração entre equipes

O objetivo do DevOps é unir equipes de forma harmoniosa ao dividir o fluxo de trabalho e a responsabilidade de cada um, gerando mais qualidade no ciclo de vida dos sistemas.

Em conjunto com esse objetivo, a metodologia Agile ajuda os times de desenvolvimento e operações a serem cada vez mais eficientes, inovadores e protagonistas para geração de mais valor ao negócio e clientes.

4. Gerenciar mudanças de maneira mais eficaz

É possível as equipes se concentrar em entregar valor de forma contínua, sem precisar de todos os requisitos, mantendo o processo apenas com pontos estratégicos para desenvolvimento. Ao final de cada sprint, a equipe ficará responsável por revisar o backlog de recursos e tarefas, visando priorizar o investimento de tempo ao longo do próximo sprint.

5. Melhor envolvimento do cliente

O Agile, necessita que os clientes estejam envolvidos no processo de desenvolvimento, pois a equipe responsável, precisa entender as necessidades para priorizar o que vai para o próximo sprint, além de revisar o produto durante as sessões de revisão.

Essa interação reduz possíveis confusões entre os desejos dos clientes e o que é fornecido pelos desenvolvedores e mantém alinhado às expectativas de prazos e budget.

Como a metodologia ágil ajuda no DevOps?

Antigamente, ambas as áreas executavam suas atividades de maneira independente, cada uma delas era responsável por suas competências. Nesse período, surgiram muitas falhas e atrasos nas entregas dos resultados.

O cenário começou a mudar quando a equipe de agilidade passou a obter os feedbacks constantes dos clientes e por etapas, o que possibilitou ajustes rápidos para o planejamento e execução das demandas.

Com o amadurecimento do DevOps, começou a acelerar e automatizar os processos, a colaboração entre as áreas, o desenvolvimento de boas práticas permitindo um melhor gerenciamento quanto a infraestrutura de forma mais ágil.

A afinidade e união do Agile e DevOps proporcionou às equipes a melhorar o fluxo de desenvolvimento e implantação, reduzindo o tempo de espera, responsável pelo desperdício no projeto.

Como inserir o Agile e DevOps na sua empresa?

Para inserir ambas metodologias em sua empresa, basta seguir essas dicas:

1. Planeje a adoção do DevOps

Todo e qualquer processo de implementação de mudanças necessita passar por um planejamento infalível, afinal, o DevOps é muito mais do que apenas uma mudança técnica, é uma transformação de cultura.

2. Adote a TI Bimodal

Esse é um dos pontos que permite facilitar a adoção do DevOps nas empresas, assim como modernizar o seu negócio sem gerar grandes impactos às equipes.

A TI Bimodal promove a adoção de novas práticas em conjunto com os mesmos processos da TI tradicional, o que traz maior agilidade nos processos e experimentações.

3. Escolha a metodologia adequada 

Para atender aos diversos requisitos existentes em um projeto, alguns métodos ágeis  surgiram ao longo do caminho. Escolha aquele que faz mais sentido com o cenário que sua empresa vive, faça adaptações caso necessário e busque ajuda de especialistas para garantir os melhores resultados. Alguns dos frameworks mais populares são: XP, Kanban e Scrum.

4. Planeje os sprints

As fases dos projetos Agile são denominadas sprints. As atividades são divididas em tarefas para serem concluídas em sprints com a duração variando de 15 a 30 dias – cada uma. Faça a escolha conforme o que se enquadra ao seu contexto.

5. Defina papéis e responsabilidades

Por fim, o Agile está totalmente ligado com o equilíbrio entre  eficiência e eficácia para entregar os resultados de maior impacto em menor prazo. Por isso, ao planejar os sprints, é fundamental que sejam atribuídas funções e responsabilidades apropriadas a cada colaborador, conforme suas competências e experiências individuais.

Gostou do conteúdo? Caso precise de auxílio na implantação DevOps e Agile, entre em contato com nossos especialistas e entenda como a Objective pode ajudar nesse processo.

Insights do nosso time

Obtenha insights do nosso time de especialistas sobre metodologias de desenvolvimento de software, linguagens, tecnologia e muito mais para apoiar o seu time na operação e estratégia de negócio.