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5 desafios de billing e como superá-los

  • Billing e Faturamento Recorrente

Este artigo é para você que está envolvido em uma área que tem um dos maiores impactos nas tomadas de decisões empresariais: o billing. A cobrança e a gestão financeira organizam todo o trâmite financeiro de uma empresa e pode ser crucial para alavancar seus negócios. 

Neste artigo, vamos trazer 5 principais desafios de billing que as empresas tentam superar para realizar um bom trabalho e garantir uma boa saúde financeira. 

Para começar, vamos entender melhor a definição de billing. 

O que é billing

Billing nada mais é do que algo que já falamos outras vezes por aqui, o motor de faturamento para cobrança recorrente de uma empresa. Além de gerar as cobranças, é o billing que controla as faturas da melhor forma possível para que o processo seja escalável – vai desde o serviço contratado, a data de vencimento, a geração do boleto e a cobrança do cliente. 

Para facilitar o entendimento, imagine uma empresa de telefonia. Ela é um exemplo ótimo de segmento que precisa ter um sistema billing bem estruturado para que as cobranças, contratos e recebimentos mensais estejam de acordo com o modelo de negócio. 

Telecomunicação é um dos segmentos com maior complexidade na hora da cobrança recorrente. Com demandas diferentes, é necessário uma plataforma personalizada para seu negócio e, por isso, é importante a escolha de funcionalidades que atendam suas demandas críticas. 

ilustração de um foguete com a frase "a capacidade de escala de uma solução de recorrência é fundamental para grandes operações, ou empresas que estão numa curva de crescimento acelerado

5 desafios críticos mais comuns de billing em diversas empresas: 

  • Automação dos processos de billing

Com a grande demanda de atividades no departamento financeiro, é natural que as pessoas estejam sujeitas às falhas. 

Vale lembrar que em qualquer área de uma empresa, quando se automatiza os processos você tem ganhos como melhoria, eficiência e eficácia. Para garantir automação dos processos, é necessário uma plataforma que atenda às suas necessidades. 

Terceirizar os processos de negócios com uma plataforma que permita criar e configurar workflows personalizados, reduzindo o número de colaboradores alocados em cada etapa dos processos de billing, é um ponto crucial para redução dos custos e aumento da eficiência e eficácia da operação. 

Veja aqui nosso artigo com os principais requisitos para escolher a plataforma de recorrência para sua empresa. 

  • Escalabilidade

Muito relacionado a automação dos processos, a escalabilidade não pode ficar de fora quando o assunto é billing. 

Sabemos desse desafio e por isso ressaltamos a importância de ter plataformas de billing que comportem uma operação completa. 

Quanto maior o número de clientes, maior a necessidade de escalar os processos, maior o suporte para acessos, infraestrutura e arquitetura. A capacidade de escala de uma solução de recorrência é fundamental para grandes operações, ou empresas que estão numa curva de crescimento acelerado.

  • Gestão da inadimplência nos pagamentos 

Uma das principais preocupações com as cobranças recorrentes são os clientes inadimplentes. Uma vez que ela for negociada de forma inteligente, pode trazer benefícios tanto para o cliente quanto para a empresa.

Para evitar ou reverter mais rapidamente a inadimplência, é fundamental que a sua empresa invista em um sistema que permite criar regras automatizadas para mensagens de cobrança, suspensão de serviços ou outras ações necessárias.

Além disso, tenha um profissional disponível para mapear os processos de pagamento, montar um planejamento e fluxo de cada etapa e fazer o acompanhamento periódico, permitindo assim que se façam as mudanças necessárias para tornar os processos mais inteligentes, robustos e ágeis.

Esteja sempre com os dados dos clientes atualizados pois, caso ocorra algum atraso, você poderá contatá-lo de forma rápida e por diferentes meios, especialmente os digitais.

  • Integrações do sistema billing

É comum que empresas com sistema de cobrança recorrente tenham um processo desenvolvido internamente conectado a um gateway de pagamento. Mas um gateway de pagamento não é um sistema billing e apenas essa integração é muito vaga para empresas que precisam monitorar processos de reconhecimento de receita, entrega de produtos, entre outros. 

Procure por um sistema que permita a customização para diferentes tipos de cenários para relatórios de acompanhamento de receita. Uma das grandes vantagens em ter uma plataforma é a visibilidade dos dados. Os dashboards suportam todos os níveis da organização, operacional, gerencial e estratégico. Cada conjunto de painéis é construído conforme a necessidade das áreas e nossa plataforma facilita essas visões com processos de ETL que alimentam um datalake.

Quando se tem um sistema interno e precisa-se criar integrações com APIs para outras plataformas, é possível ter problemas quando atualizar a tecnologia ou aderir a uma nova versão da API.   

Neste momento vale transferir a responsabilidade interna para uma empresa terceirizada, que já permite integrações com muitas APIs sem sobrecarregar o time de tecnologia.

A integração com os demais sistemas da operação – para garantir a integridade e consistência das informações – são fundamentais para o crescimento.

  • Suporte a múltiplos produtos 

Dependendo do segmento de atuação, sabemos que é natural uma abrangência maior de produtos/serviços, principalmente quando dependem de variáveis que impactam no valor final do contrato. 

Neste caso, como garantir que o billing da sua empresa suporte isso? 

É necessário ter um billing que gerencie o faturamento de produtos e serviços conforme a parametrização estabelecida pela área de negócio, com a gestão de múltiplos produtos com características comerciais, contábeis/fiscais e regras de convivência distintas. 

No momento de criação ou contratação de um solução billing, lembre-se de permitir a configuração de produtos, serviços, campanhas, ofertas e promoções. Quanto mais flexível e parametrizável uma solução for, maior será o esforço na configuração, exigindo treinamentos avançados ou suporte técnico, por isso é importante estar atento e contratar uma empresa especializada que forneça todo o suporte necessário. 

ilustração de uma lâmpada com a frase "Dica extra! Se no momento a sua empresa não passa por esse contexto, considere preparar-se para novos cenários e garanta uma vantagem competitiva sobre seus clientes

Vale destacar que a escolha de uma plataforma robusta e que atenda os seus objetivos é a melhor opção para superar todos os desafios listados acima e manter o foco da sua empresa no que realmente interessa: o seu negócio. 

Para saber mais sobre as funcionalidades do NG Billing da Objective, clique aqui.

notebook aberto com a tela de um sistema billing
NG Billing: Software de Faturamento Recorrente
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