< Histórias de sucesso

Empresa de Portugal aumenta produtividade no desenvolvimento de produtos digitais com parceiros estratégicos

  • Squads ágeis

Se manter responsivo frente às mudanças e necessidades dos clientes continua sendo um dos grandes desafios das empresas no período pós pandemia. Isso porque, a forma como as pessoas trabalham e o modo como as empresas fazem negócios mudaram radicalmente. A falta de pessoas especializadas, o alto turnover, incertezas econômicas e geopolíticas tornam a decisão de expandir ou não a capacidade produtiva uma grande dor de cabeça. 

Esse cenário se potencializa em empresas que estão no meio de suas jornadas de transformação digital, pois ainda não aprenderam a contratar, treinar e reter talentos na área de tecnologia, ou até mesmo, em empresas que já nasceram digitais, mas estão focadas em outros desafios, como por exemplo, manter uma taxa agressiva de crescimento ano após ano. Independente de qual seja seu caso, poder contar com um parceiro que aumente a capacidade dos seus times para fazer frente a esses desafios torna-se um fator essencial. 

Desafio

E foi exatamente isso que um dos nossos clientes em Portugal fez. Uma empresa de conteúdo digital com alcance de milhões de usuários únicos por mês que foi comprada por um gigante da área da saúde na América Latina. A ideia por trás dessa transação era utilizar o grande tráfego de conteúdo para conversão de vendas de produtos e serviços em um nicho de mercado. Para essa estratégia ser bem sucedida, a habilidade de construir, testar e colocar produtos digitais em produção era fundamental. Foi aí que a Objective entrou para fazer a diferença.

O dilema do nosso cliente era apostar em expandir o time por si só ou despriorizar outras frentes de trabalho para poder se dedicar a uma nova. Aumentar a equipe requer tempo, treinamento, retenção e um compromisso em termos de budget e gestão. Por outro lado, despriorizar outras frentes também não era possível, pois todos os projetos em andamento tinham sua importância. 

Solução

A solução adotada foi contratar a Objective para fornecer um time completo e gerenciado com todas as competências necessárias para entregar o produto em questão. Em um trabalho ombro a ombro com as equipes do cliente, conseguimos em pouco mais de 3 meses entregar um produto digital de qualidade que já podia ser testado e adaptado com base no feedback de usuários reais. 

Resultados

Nosso processo totalmente orientado à gestão do fluxo de trabalho permitiu que a primeira história fosse entregue após 15 dias depois do início dos trabalhos. Nas semanas seguintes, a cada iteração, ajustes de processo e ferramentas foram feitos em conjunto, o que permitiu o time entregar alta performance conforme demonstrado pelas métricas abaixo:

  • Throughput: > 100 histórias finalizadas em 5 meses
  • Responsividade: 70% das histórias finalizadas em até 16 dias ou menos
  • Qualidade: 94% de cobertura de testes

Um trabalho completo que não somente se preocupa em fornecer pessoas capacitadas para desenvolver o produto em si, mas que se preocupa em ajudar o cliente a melhorar sua governança, ferramentas e processo de trabalho.

E o que o cliente diz sobre nosso trabalho nesse projeto: 

“O projeto deveria ir para produção em 3 a 4 meses e foi completado nesse período. Entrou em produção sem bugs, com excelente cobertura de testes automatizados, e código bastante limpo e organizado. Foi um sucesso de acordo com outros times de TI envolvidos e com o board. Todas as pessoas da Objective foram muito rápidas em se adaptar a nossa forma de trabalho. O comportamento deles não era diferente do esperado dos nossos próprios colaboradores, com um significante nível a mais de profissionalismo.”  (Head of IT, baseado em Portugal)

Se quiser saber um pouco mais sobre nosso modelo de times gerenciados de desenvolvimento de software, não hesite em marcar uma reunião comigo por esse link.

Rafael Fernandes Gomes – Business Development na Objective.

Insights do nosso time

Obtenha insights do nosso time de especialistas sobre metodologias de desenvolvimento de software, linguagens, tecnologia e muito mais para apoiar o seu time na operação e estratégia de negócio.