< Histórias de sucesso

Mercedes-Benz ganha maior previsibilidade com o Assesment Objective

  • Agile

Considerada a maior fabricante de caminhões e ônibus da América do Sul, a Mercedes-Benz do Brasil, empresa que pertence ao grupo Daimler AG, iniciou suas produções no ano de 1956 em São Bernardo do Campo, região do Grande ABC.

A Mercedes produz veículos comerciais, como caminhões, ônibus e automóveis. Desses, mais de dois milhões já deixaram suas linhas de produção em direção às estradas do Brasil e de mais de 50 países para onde a empresa exporta seus produtos.

A marca alemã tem expandido sua atuação no Brasil, investindo sempre em tecnologia, com o objetivo de atender e superar as expectativas de seus clientes por meio de produtos de elevada qualidade e tradição.

E foi com o desafio de conquistar maior velocidade em seus processos para garantir um alinhamento com a estratégia mundial na utilização de metodologias ágeis, que a empresa encontrou na Objective o parceiro ideal para iniciar esta caminhada através do Assessment Ágil. 

MÃOS À OBRA

Na primeira etapa do projeto, realizamos uma imersão presencial para avaliar toda a estrutura, perfil das equipes e aspectos culturais.

Definimos quais técnicas mais se adequavam à realidade da empresa, implementando e testando a eficácia de cada uma delas.

Não aplicamos diretamente os métodos em determinados projetos, mas sim, em uma área de desenvolvimento, que trata simultaneamente de projetos, melhorias, suporte e erros.

RESULTADOS

A área de TI é dividida em 12 equipes e a Objective está mês a mês ajudando cada uma delas a “experimentar” e aplicar as práticas ágeis que façam sentido no contexto de cada uma.

A previsibilidade é o principal ganho que a empresa teve com as métricas extraídas da equipe.

“Hoje identificamos melhor o potencial de entrega do nosso time e isso tornou o relacionamento com a área de negócio mais alinhado com a realidade. A gestão visual (Kanban) facilitou a visualização dos gargalos, o que nos sugeriu mudança em nosso processo para atacar o problema”, explicou o Alexandre Ferraz, ITC/TLR – IT Project Office, Quality & Data Protection da Mercedes-Benz.

Os resultados obtidos impactaram diretamente outras áreas e estendemos o trabalho às outras equipes de desenvolvimento.

“Agora enxergamos e reconhecemos a importância de se ter um consultor com a experiência dos consultores da Objective, acompanhando a implantação em outras áreas para garantirmos o sucesso do projeto e resultados.”, conclui.

Insights do nosso time

Obtenha insights do nosso time de especialistas sobre metodologias de desenvolvimento de software, linguagens, tecnologia e muito mais para apoiar o seu time na operação e estratégia de negócio.