< Histórias de sucesso

Mercedes-Benz acelera sua transformação digital em parceria com a Objective

  • Agile

Mercedes-Benz, um dos maiores fabricantes de caminhões e ônibus do mundo, investiu na aceleração da sua transformação digital para permanecer competitiva no mercado latino americano. Com esse intuito, a empresa buscou integrar as práticas ágeis e inovadoras da Objective, uma parceria que aliou excelência tecnológica e de governança aplicada a uma jornada digital de mobilidade.

Desafios da jornada digital na gestão de frotas

O desafio da Mercedes-Benz era o desenvolvimento ágil e eficiente de uma plataforma para gestão de trabalho de frotas de caminhões — o "Jornada da Estrada". Esta plataforma alinha-se perfeitamente com o posicionamento da empresa no ecossistema da indústria 4.0, com a intenção de atender às crescentes exigências de seu público de clientes cada vez mais digitais e exigentes.

Incorporando tecnologia no dia-a-dia dos motoristas, Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil, afirmou: 

“Os Apps facilitam a rotina de condução de forma amigável e interativa, um diferencial da marca que está diretamente relacionado ao avanço dos conceitos da Indústria 4.0”.

A grande barreira para a realização deste projeto era a necessidade de enfrentar os desafios decorrentes de processos de TI lentos e burocráticos, a falta de alinhamento entre as equipes de TI e os negócios e a dificuldade em acompanhar as tendências e inovações tecnológicas.

Soluções inovadoras e melhores práticas de governança

A Objective, através de uma avaliação aprofundada, identificou áreas de melhorias e desenvolveu um programa de governança que focava em treinamentos e consultoria ágil em todas as equipes de TI da Mercedes-Benz. Esta iniciativa de alinhamento permitiu um melhor acompanhamento e realização do projeto.

Empregando a cultura "Swarm Organization", a Objective formou times multifuncionais, focados em objetivos específicos. O culminar deste trabalho ágil resultou no revolucionário app "Jornada da Estrada", que trouxe transparência para a gestão de frotas de caminhões e ajudou na gestão diária das atividades do motorista, se mantendo aderente à Lei do Motorista e prevenindo infrações.

Resultados na qualidade e produtividade

O projeto foi coroado com o lançamento bem sucedido do app "Jornada da Estrada" na Fenatran, uma das principais feiras de transporte e logística da América Latina.

Foram observados os seguintes resultados ao final do projeto: maior visibilidade dos processos e equipes, identificação mais rápida de gargalos e desperdícios, portfólio de projetos otimizado e com foco na entrega, expansão do trabalho para novas áreas e implementação bem sucedida do Kanban.

Além disso, para a Mercedes-Benz, a implementação do projeto resultou em:

  • Redução de 50% no tempo de desenvolvimento de software;
  • Aumento de 30% na produtividade das equipes de TI;
  • Melhoria geral na qualidade dos produtos e serviços;
  • Reforço no posicionamento da marca com o lançamento de um novo app.

Conclusão

Esta parceria simbiótica entre a Mercedes-Benz e a Objective demonstrou como as empresas podem acelerar sua transformação digital, aproveitando a expertise da consultoria e dos times gerenciados de desenvolvimento de software. Além de fornecer um aplicativo inovador, a Objective também inspirou uma mudança cultural, trazendo benefícios significativos para a Mercedes-Benz. A Objective é o parceiro ideal para empresas que buscam soluções ágeis e criativas para seus desafios empresariais. Com a nossa colaboração, podemos impulsionar o seu negócio para o futuro digital.

*Citação extraída de comunicado à imprensa feita pela mercedes em 15/04/2021: https://bit.ly/press-release-mercedes-benz

Consultoria Ágil: escale a transformação digital
Ver Solução

Insights do nosso time

Obtenha insights do nosso time de especialistas sobre metodologias de desenvolvimento de software, linguagens, tecnologia e muito mais para apoiar o seu time na operação e estratégia de negócio.