< Histórias de sucesso

Como a Objective ajudou empresa a evoluir canal de comunicação com novas tecnologias

  • Squads ágeis

Uma comunicação clara e objetiva entre empresas e clientes é fundamental para o sucesso de qualquer negócio. Com o avanço da tecnologia, novos canais de comunicação surgiram e  auxiliaram nesse aspecto. Apesar disso, ainda há muitas empresas que enfrentam dificuldades em integrar esses canais e também proporcionar uma experiência de atendimento satisfatória aos clientes. Nesse contexto, a inteligência artificial pode ser a solução para esses desafios. 

Desafio

O desafio do cliente era integrar o canal de comunicação via WhatsApp com outras ferramentas internas e criar um atendimento mais próximo e humano, que pudesse responder perguntas comuns e resolver problemas simples de forma mais eficiente. Além disso, a empresa queria reduzir custos, melhorar a satisfação do cliente e lidar com um volume maior de interações.

Solução

A Objective utilizou como solução para o cliente o WhatsApp integrado com AWS e o Chat GPT. Para isso, foi feito uma POC com a utilização de Node.js e integrado via API com Twilio. Esse processo gerou um número de WhatsApp, enquanto a integração com o OpenAI tornou possível a utilização das APIs do Chat GPT. Assim, a Objective conseguiu oferecer a automatização do atendimento ao cliente para essa empresa através de um chatbot, com respostas no WhatsApp geradas a partir da Inteligência Artificial. 

Possibilidades futuras

Essa solução de chatbot aplicada com Inteligência Artificial reduz o tempo de resposta e melhora a experiência do cliente, além de reduzir custos. Nesse sentido, a empresa também ganha escala no atendimento, visto que com IA é possível lidar com um volume maior de interações. Além disso, a coleta de dados sobre as interações dos clientes e uso dos algoritmos de aprendizado de máquina geram insights para melhorar continuamente as respostas automáticas e o atendimento ao cliente.

Com a integração do WhatsApp e da API da OpenAI, é possível explorar análise de imagens via fotos do WhatsApp e integrações com outros sistemas do cliente via AWS Lambda. Isso pode permitir que a empresa colete informações valiosas sobre o atendimento ao cliente e tome decisões mais precisas sobre como melhorar seus processos de suporte e comunicação com os clientes.

Conclusão

A integração do WhatsApp com a Inteligência Artificial pode oferecer uma solução eficiente para empresas que desejam automatizar seu atendimento ao cliente, melhorar a experiência do cliente e reduzir custos com suporte. Com a possibilidade de coletar dados e usar algoritmos de aprendizado de máquina, as empresas também podem identificar áreas de melhoria no atendimento ao cliente e tomar decisões mais claras sobre como melhorar seus processos de suporte e comunicação com os clientes.

Descubra como os especialistas da Objective podem ajudar sua empresa a resolver os desafios na comunicação com o cliente e outros processos de automação através de novas tecnologias! Entre em contato agora mesmo!

Insights do nosso time

Obtenha insights do nosso time de especialistas sobre metodologias de desenvolvimento de software, linguagens, tecnologia e muito mais para apoiar o seu time na operação e estratégia de negócio.