Descubra o poder do UX nos projetos de TI e os motivos pelos quais essa prática é vital 

Uma das práticas utilizadas na Objective Solutions para entregar soluções completas é o UX, User Experience ou, se preferir, Experiência do Usuário.

Para quem ainda não conhece, o User Experience é muito simples de ser entendido. De forma genérica, ele engloba todos os aspectos das interações entre os clientes e as empresas (serviços e produtos).

UX - User Experience

UX – User Experience

Esse conjunto de mindsets e técnicas pode ser aplicado a qualquer ambiente, seja um produto, um serviço, ou aqui no nosso contexto, softwares.

O objetivo em trabalhar essa prática é conquistar os usuários.

Por exemplo, quando você entra em um aplicativo e fica feliz ao acessá-lo, percebendo que ele entrega soluções de maneira dinâmica e simples, você se sente satisfeito e isso faz com que considere esse aplicativo importante na sua rotina.

A partir desse momento, o usuário passa a utilizar a tecnologia de forma rotineira, gerando mais acesso e credibilidade a sua marca, além de indicar novos usuários. 

Motivos para sua empresa utilizar o UX

Como falamos, o User Experience é um conjunto de práticas e mindsets que estuda os diversos processos dentro de um sistema, como usabilidade, design, acessibilidade, marketing, performance do sistema e utilidade, por exemplo.

Se um projeto, qualquer que seja, começa com uma forte abordagem em User Experience, a chance de entregar uma boa experiência ao usuário aumenta, bem como aumenta o engajamento deles com o produto.

Dessa forma, a marca é valorizada perante os competidores de mercado.  

É esse o foco do UX. De nada adianta um site ser lindo, seguir todas as regras de TI, se ele não atender às necessidades do cliente.

Podemos te mostrar a importância do UX apenas com um dado real, fornecido pela empresa Micro Focus.

  • 88% dos clientes online estão menos abertos a retornar a um site depois de uma experiência ruim.

 

 

Como funciona o UX

A cadeia produtiva de User Experience dentro de uma empresa depende muito do contexto.

Ela é, na verdade, baseada em contexto, uma vez que colocamos o usuário final (suas necessidades e desejos) como ponto de partida.

No entanto, para um entendimento inicial, podemos pensar em uma sequência lógica de práticas e eventos que muda muito pouco, independentemente das circunstâncias.

Agile Trends 2017

Desenvolvimento de Software

  • Estratégia – visão de projeto (objetivos, medição de sucesso).
  • Pesquisa – foco no usuário, para reconhecer os reais problemas que deseja solucionar com o sistema; estudos mercadológicos.
  • Análise – a partir dos dados coletados, compilamos hipóteses a serem – ou não – validadas.
  • Design – é a materialização das hipóteses, que serão prototipadas, testadas e ajustadas conforme os feedbacks dos usuários.
  • Produção –  a partir das hipóteses validadas, ocorre o refinamento do design e das features, ajustando os mínimos detalhes com o intuito de entregar ao cliente e ao usuário os valores pretendidos lá na primeira fase (estratégia).

Primeiros passos para implantar o UX na sua empresa

No aspecto de gestão dos processos de UX, é importante ressaltar alguns pontos bem importantes, que farão toda a diferença na hora de embarcar esse desafio dentro da sua empresa:

  • UX é um processo colaborativo: todos trabalham juntos, inclusive – e principalmente –  o cliente. O UX não é uma caixa mágica provedora de soluções, ele é um processo que descobre colaborativamente essas soluções. Nesse sentido, é muito importante que o cliente esteja presente desde o começo até o fim do processo.
  • A comunicação clara e constante é um fator fundamental. É preciso que uma inserção de UX em uma empresa seja vista como parte do projeto e, para tanto, depende dessa comunicação entre todos os envolvidos.
  • Resistência interna: o UX pode enfrentar resistência da alta gestão em um primeiro momento, pois, apesar de todos entendermos seus benefícios, não há um valor tangível imediato. A dica aqui é começar com um projeto pequeno e tentar criar um case de validação e tangibilização rápida. Esse pode ser o caminho para abrir a estrada de UX em sua empresa.

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