Ambidestria Organizacional

Ambidestria Organizacional


Ao longo de anos trabalhando com vários projetos de grande porte aplicando práticas ágeis, descobrimos e evoluímos o paradigma da Ambidestria Organizacional de forma natural e espontânea.

Métodos tradicionais de desenvolvimento

Métodos tradicionais de desenvolvimento focam na eficiência de um projeto. Sabendo que Eficiência está diretamente ligada ao trabalho manual e desenvolvimento de software, é essencialmente um trabalho de conhecimento, utilizar técnicas tradicionais de gestão em um projeto de software gera uma quebra grave na sinergia do sistema, o que facilmente compromete o resultado esperado de um projeto.

Utilizamos então o mindset da Ambidestria Organizacional para nos ajudar a lidar com os conceitos de Eficiência e Eficácia simultaneamente em um projeto. Dessa forma obtemos o máximo de sinergia possível, o que aumenta consideravelmente as chances de sucesso do projeto.

Nós remodelamos o Manifesto Ágil de forma a deixar mais claro a necessidade de equilíbrio entre os aspectos de Eficiência e Eficácia em sistema no contexto de escala.

Sintetizando conceitos de Ambidestria e Pensamento Sistêmico, desenvolvemos a fórmula para retratar o caminho da escala para times Ágeis:

Agile @ Scale = (Efficiency + Efficacy) * Systems Thinking

Confira a palesta sobre Ambidestria Organizacional com o nosso CEO USA Ramon Tramontini.

Cases de Sucesso sobre Ambidestria Organizacional